A Vara Militar de Teresina condenou o sargento Avelar dos Reis Mota, conhecido como Sargento Mota, por furtar um perfume Malbec de uma residência aqui na capital. A sentença foi proferida na noite desta quarta-feira (15) pelo juiz Raimundo José Macau Furtado. O sargento Mota foi condenado a quatro anos, dois meses e 12 dias de prisão a serem cumpridos em regime semiaberto.
A denúncia contra o sargento foi oferecida pelo promotor Assuero Stevenson, da 9º Promotoria de Justiça de Teresina. Consta na peça que no dia 15 de fevereiro de 2023, o sargento teria entrado em uma casa no Loteamento São João Pereira III e subtraído um perfume Malbec. Pela escala da Polícia Militar, ele deveria estar em rondas na zona Sul da capital no momento do ocorrido.
A denúncia consta ainda tentativa de destruição de provas depois de iniciado o processo. Segundo a Promotoria, a câmera de segurança da residência que teria filmado o sargento entrando no local foi atingida por tiros em julho de 2023. O Ministério Público representou pela condenação do sargento, processo que foi julgado nesta quarta e culminou na condenação.
Na decisão, o juiz Raimundo José Macau Furtado destacou não apenas a conduta atribuída ao sargento Mota, como também os antecedentes dele. Em novembro de 2024, por exemplo, PM foi afastado da corporação para andamento dos processos referentes à Operação Jogo Sujo, que prendeu influenciadores de Teresina acusados de divulgarem jogos de azar ilegais.
Na ação, o sargento Mota foi um dos alvos da polícia. Contra ele foram expedidas ordens de busca e apreensão com as quais a polícia deveria coletar elementos que dessem materialidade aos crimes a ele imputados. O sargento foi liberado depois do depoimento, mas a Corregedoria da Polícia Militar instaurou procedimento administrativo para apurar a conduta atribuída ao praça.
Para o juiz que analisou o processo do furto do perfume, o sargento violou o dever de ofício e abusou de seu poder enquanto agente da lei. Apesar de ter sido condenado a regime semiaberto, o sargento Mota poderá recorrer da sentença em liberdade.
A reportagem do Portalodia.com está tentando contato com o sargento Mota. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.