Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

RG para cães e gatos: ação gratuita acontece nesta sexta (23) no Centro de Teresina

Evento no Espaço da Cidadania Digital oferece emissão gratuita de carteiras de identidade para pets com QR Code, facilitando identificação e reencontros em caso de perda.

22/05/2025 às 14h36

22/05/2025 às 14h36

Nesta sexta-feira (23), os tutores de cães e gatos terão a oportunidade de emitir, gratuitamente, a carteira de identidade dos seus pets. A ação será realizada a partir das 9h no Espaço da Cidadania Digital, localizado no Centro de Teresina.

A iniciativa faz parte do programa SINPatinhas, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Instituto de Cidadania Digital. O objetivo é facilitar o cadastramento de animais domésticos em um sistema nacional unificado, promovendo maior controle, segurança e bem-estar para os pets.

Cães e gatos terão carteira de identidade nacional em 2025 - (Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília) Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Cães e gatos terão carteira de identidade nacional em 2025

Além da capital, o serviço também será implantado em postos regionais de cidades como Parnaíba, Picos, Piripiri, Bom Jesus, Floriano e São Raimundo Nonato.

A carteira de identidade animal inclui um QR Code que pode ser preso à coleira do pet. Com isso, em caso de perda, qualquer pessoa pode escanear o código, acessar os dados do tutor e ajudar no reencontro do animal com sua família.

O cadastro pode ser feito de forma gratuita pelo site oficial do programa.

A carteira de identidade animal inclui um QR Code que pode ser preso à coleira do pet. - (Divulgação) Divulgação
A carteira de identidade animal inclui um QR Code que pode ser preso à coleira do pet.

Por que ter um RG para seu pet?

1. Facilita a identificação em caso de perda

O RG animal inclui um QR Code que pode ser fixado na coleira. Se o pet se perder, qualquer pessoa pode escanear o código, acessar as informações do tutor e ajudar no reencontro rapidamente.

2. Ajuda na organização e controle sanitário

O documento permite o registro de dados importantes, como nome, raça, data de nascimento, e vacinação. Isso facilita o acompanhamento da saúde do animal e pode ser útil em atendimentos veterinários e campanhas públicas.

3. Combate o abandono

Ao registrar oficialmente o pet, os tutores assumem uma responsabilidade formal. Isso ajuda a reduzir casos de abandono e a identificar situações de maus-tratos.

4. Integração a um banco de dados nacional

O SINPatinhas conecta os dados do seu animal a um sistema nacional. Essa base pode ser acessada por instituições, ONGs e órgãos públicos para melhorar políticas de proteção animal.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.