Uma grande quantidade de cigarros eletrônicos foi apreendida na manhã desta sexta-feira (13), durante operação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). A ação foi realizada no bairro Ilhotas, localizado na zona Sul de Teresina, no contexto de uma investigação sobre tráfico de drogas e faz parte do reforço das forças de segurança na véspera do Carnaval.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-PI), a operação contou com atuação conjunta das polícias Civil e Militar, dentro das ações do Pacto Pela Ordem. O material apreendido foi encaminhado para a sede do Denarc, onde foram realizados os primeiros procedimentos.
Segundo o coordenador do departamento, delegado Samuel Silveira, as equipes intensificaram o trabalho nos dias que antecedem o Carnaval. ““Estamos na véspera de Carnaval e o trabalho naturalmente é intensificado. De segunda-feira até hoje não houve um dia em que o DENARC não esteve nas ruas realizando prisões e apreensões”, afirmou.
O delegado informou que os dispositivos eletrônicos para fumar são considerados proibidos pela legislação brasileira. “Conseguimos arrecadar essa quantidade de ‘vapes’, que é considerada uma mercadoria proibida pela legislação penal, crime contra a saúde pública e crime de contrabando, porque esse material não é produzido aqui no Brasil”, reforçou o coordenador.
A comercialização e a importação de cigarros eletrônicos são proibidas no país por normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a entrada irregular desses produtos pode configurar crime de contrabando, cuja apuração é de competência federal.
Após os procedimentos iniciais, o caso deve ser encaminhado à Polícia Federal, responsável por conduzir a investigação. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre prisões relacionadas à apreensão.
A Polícia Civil informou que novas ações devem ocorrer nos próximos dias como parte das estratégias de combate ao tráfico e a outros crimes durante o período carnavalesco.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.