A Faculdade Santo Agostinho (FSA) começou sua história em 1998, ainda como faculdade. Há seis anos, tornou-se um Centro Universitário e, hoje, oferece 18 cursos de graduação presenciais, mais de 15 em Educação à Distância (EAD), e mais de 100 cursos de pós-graduação (presencial e EAD). O Centro Universitário se tornou referência em ensino, pesquisa e extensão. A qualidade na educação fez com que a UNIFSA fosse reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e atingisse nota máxima no segmento.
Com a consolidação dos cursos que oferece e dos resultados obtidos, a UNIFSA forma mais de seis mil profissionais em diversas áreas por ano. Ao todo, a instituição conta com mais de seis mil alunos matriculados, tanto presencial como à distância. Genuinamente piauiense, o Centro Universitário Santo Agostinho foi pioneiro no curso de Psicologia do Estado, tendo o curso de Direito como a maior referência da instituição, e, desde 2024, o curso de Medicina foi incluído na grade de graduações ofertadas pela UNIFSA.

"A Santo Agostinho é um grupo familiar que conseguiu se manter firme frente aos grandes grupos de educação. Fazemos pesquisas de mercado para saber quais são as áreas e profissões que estão em evidência e sendo necessárias no mercado de trabalho, não somente inserindo-as na grade, mas consolidá-las, para que a formação do aluno seja de referência”, comenta Edjofre Coelho, diretor de ensino do Centro Universitário Santo Agostinho.
A UNIFSA é credenciada pelo MEC com nota 5 (máxima), demonstrando que a instituição atende todos os pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Educação como necessários para a formação de eficiência dos alunos. Além de observar as necessidades do mercado, no que diz respeito às novas áreas de atuação, o Centro Universitário também acompanha os anseios sociais, especialmente no que se refere à área da saúde. Pensando nisso, em 2025, o centro lançou o curso de Terapia Ocupacional.
Essa é uma necessidade do mercado, que tem crescido muito, mas a quantidade de profissionais em Teresina já não atende mais a demanda do tratamento que as pessoas procuram, principalmente voltado para a saúde mental. À medida que somos procurados ou percebendo essa exigência, além do observado no estudo de mercado do que a sociedade precisa, vamos nos direcionando e nos organizando para oferecer
O Centro Universitário Santo Agostinho é a instituição de ensino particular mais lembrada pelos teresinenses. Ser legitimamente piauiense proporciona aos egressos, e a sociedade em geral, o sentimento de pertencimento e proximidade. O resultado disso é a formação de profissionais mais humanos e empáticos com o social.

“Normalmente, a instituição que é da terra e tem uma base muito consolidada, permite ao piauiense o que ele mais precisa, que é o contato direto e o afeto. É estar em uma instituição na qual você consegue falar diretamente com os gestores, além de ter um tratamento humano. A missão institucional tem esse propósito, de formar pessoas eficientes em suas áreas de atuação, mas também pessoas que sejam afetuosas, humanas e que sejam cidadãos críticos. É muito bom ver o carinho e a atenção como que a sociedade e os egressos falam sobre a Santo Agostinho, e como eles desejam continuar aprendendo em nossa instituição”, conclui o diretor de ensino da Faculdade Santo Agostinho.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.