Referência no empreendedorismo feminino piauiense, não apenas a responsabilidade de coordenar um dos principais hospitais de Teresina, mas também de ser um exemplo de mulher e empresária, Raquel Vilar atua como diretora-geral do Vilar Hospital de Olhos, que está no mercado há quase 30 anos.

Casada com o oftalmologista Francisco Vilar, Raquel tem uma importante função: administrar a empresa. Ela, que começou a trabalhar no negócio da família em 1996, no consultório do esposo, já enxergava o potencial do trabalho realizado por Francisco Vilar. “Naquela época, não era comum ver esposa de médico trabalhando, pois, em tese, não se tem muito o que fazer em um pequeno consultório, juntamente com uma secretária”, conta.
Apesar de ser formada em Direito e desejar seguir na área jurídica, Raquel Vilar optou por especializar-se em Gestão e em outros segmentos que pudessem potencializar o negócio da família. Seu olhar apurado permitiu ainda observar as pessoas certas para fazer aquele negócio prosperar, e foi a dedo que ela escolheu os colaboradores.
Eu comecei a conhecer a empresa de fato, a ficar na recepção, a atender os clientes, ia para faturamento. Precisava sentir as dores daquele local para poder atuar. A partir do momento que entrei na empresa, comecei a escolher pessoas que gostassem de estudar e de se aperfeiçoar, e até hoje contamos com colaboradores preparados. Com o tempo, instalamos sistemas modernos que nos dessem suporte para tomadas de decisões
“Eu comecei a conhecer a empresa de fato, a ficar na recepção, a atender os clientes, ia para faturamento. Eu precisava sentir as dores daquele local para poder atuar. A partir do momento que entrei na empresa, comecei a escolher pessoas que gostassem de estudar e de se aperfeiçoar, e até hoje contamos com colaboradores preparados. Com o tempo, instalamos sistemas modernos que nos dessem suporte para tomadas de decisões”, relata.
Sua dedicação à empresa vai além da gestão. Raquel Vilar quis acompanhar de perto não apenas os colaboradores e a administração do hospital, mas também a rotina do esposo, fazendo-lhe companhia em congressos. Segundo ela, essa foi uma oportunidade para entender melhor sobre o meio e buscar referências que pudessem ser implantadas no Vilar Hospital de Olhos.
“Quando eu estava iniciando, surgiu a Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia, com palestras ministradas por médicos oftalmologistas que gostavam de gestão. Hoje em dia, faço parte dessa sociedade, contribuo com palestras, meus filhos, que seguiram a profissão do pai e também são oftalmologistas, também fazem palestras”, disse.
Ser mulher, para Raquel Vilar, é exercer multitarefas: desde as domésticas, familiares, como esposa, até as empresariais. “Enquanto estamos trabalhando, temos que buscar experiência, porque, quem sabe no futuro, essa mulher pode ter sua própria empresa. Por isso, é importante que a mulher tenha essa mentalidade empresarial, que costumamos não ter, ficando à sombra do esposo. Para isso, precisamos escolher algo que tenha sentido e correr atrás”, enfatiza a diretora-geral do Vilar Hospital de Olhos.
Raquel Vilar também é uma das coautoras do livro Empreendedoras de Alta Performance do Piauí. A publicação reúne estratégias de empreendedorismo feminino com histórias de mulheres fortes que quebraram padrões e venceram barreiras para construírem suas carreiras e alcançarem seus sonhos.
Se a família tem uma empresa, é bom entrar nesse universo e conhecer como funciona. Precisamos ver o crescimento do outro, não somente o da nossa família. Não vejo sentido nenhum em você ter uma empresa e não ver o crescimento das pessoas que estão ao redor
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.