Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Queimadas representam mais de 30% dos atendimentos da Defesa Civil de Teresina em outubro

Os números preocupam os órgãos de segurança, que alertam para o aumento das queimadas e reforçam a importância da prevenção neste período de calor intenso

12/11/2025 às 13h35

Durante o mês de outubro, a Defesa Civil de Teresina registrou um total de 61 atendimentos em toda a capital. Desse total, 21 chamados foram relacionados a incêndios e queimadas, o equivalente a 34,43% das ocorrências. Os números preocupam os órgãos de segurança, que alertam para o aumento das queimadas e reforçam a importância da prevenção neste período de calor intenso.

Queimadas representam mais de 30% dos atendimentos da Defesa Civil de Teresina em outubro - (Divulgação/Corpo de Bombeiros do Piauí) Divulgação/Corpo de Bombeiros do Piauí
Queimadas representam mais de 30% dos atendimentos da Defesa Civil de Teresina em outubro

De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina (Semdef), desde o mês de julho, antes mesmo da chegada do B-R-O Bró, a capital já vinha registrando diversos focos de incêndio. O órgão afirma que a população utiliza o fogo como forma de limpeza de terrenos, mas ressalta que a prática é proibida e considerada crime ambiental.

“A vegetação fica seca e se transforma em combustível natural. Com o ar seco e os ventos, qualquer faísca pode se espalhar rapidamente. É fundamental reforçar que incêndios não surgem sozinhos, a grande maioria é provocada por ações humanas. Estamos trabalhando de forma preventiva e integrada com o Corpo de Bombeiros, mas a participação da população é essencial para reduzir os riscos”, alertou o secretário municipal de Defesa Civil, cel. José Nunes.

A prática ilegal da queima de lixo, mato, restos de poda ou qualquer resíduo sólido, além de prejudicar o meio ambiente, compromete a saúde da população, provoca acidentes e pode afetar a rede elétrica e telefônica das áreas próximas.

A Lei Municipal nº 5.073/2017 proíbe queimadas no perímetro urbano de Teresina e estabelece multas que variam de R$ 1.500 a R$ 4.500, podendo dobrar em caso de reincidência. Empresas que desrespeitam a legislação também podem ter seus alvarás suspensos.

A Defesa Civil reforça a orientação para que a população não realize queimadas e reporte imediatamente situações suspeitas ou focos de incêndio. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (86) 9 9514-2250 ou pelo telefone 199.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral