Após a queda da ponte na divisa entre o Maranhão e Tocantins, os estados passaram a levantar questionamentos sobre as estruturas das pontes em todo o país. No Piauí, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) destacou no início do ano que a Ponte Juscelino Kubitschek, que liga o Centro à zona Leste de Teresina, necessita de uma reforma “urgente”, que estava prevista para novembro deste ano, mas que acabou adiada.
Com previsão orçamentária de R$ 5 milhões, o DNIT havia comunicado, em setembro, o início das obras de recuperação da estrutura para novembro. No entanto, em nota enviada ao Portal O Dia, o órgão justificou que a reabilitação da ponte não foi realizada em razão das etapas técnicas previstas no modelo de contratação adotado.
“A licitação foi realizada por meio do Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCI), modalidade na qual o DNIT elabora o anteprojeto, cabendo à empresa contratada a elaboração dos projetos básico e executivo da reabilitação da estrutura. A previsão inicial era de que esses projetos fossem concluídos no mês de novembro. No entanto, os documentos ainda se encontram em fase de elaboração e análise técnica, não tendo sido finalizados até o momento” informou o DNIT.
LEIA TAMBÉM
O órgão afirmou que a obra só poderá ser iniciada após a aprovação formal dos projetos, conforme determina a legislação. Por esse motivo, ainda não há data definida para o início das intervenções. O DNIT disse também que acompanha o processo e que a elaboração dos projetos está em fase final.
Inaugurada em 1957, a Ponte Juscelino Kubitschek é uma das mais movimentadas da capital. De acordo com o DNIT, cerca de 50 mil veículos passam pela via todos os dias. Além dela, outra estrutura importante, a Ponte Metálica, que liga Teresina a Timon (MA), passou recentemente por vistorias e reparos no tabuleiro e na via férrea, após o acidente ocorrido nos estados vizinhos. Uma nova etapa prevê a manutenção das estacas e pilares.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.