A limpeza urbana de Teresina vai ganhar reforço. Nesta sexta-feira (26), o prefeito Silvio Mendes (União Brasil) anunciou um novo canal para que moradores possam denunciar pontos de acúmulo de lixo em qualquer região da cidade. A ferramenta faz parte do Programa Lixo Zero e funcionará integrada à plataforma Teresina ON.
“Vamos colocar um telefone para ser usado pela população para indicar onde tem acúmulo de lixo, em qualquer lugar da cidade. Isso facilita a resposta da ETURB”, afirmou o prefeito.
Além do novo canal de comunicação, a Prefeitura está ampliando a fiscalização com o apoio do sistema de câmeras da STRANS, usado atualmente para monitorar o trânsito. Com a integração, o número de câmeras disponíveis para identificar descarte irregular de resíduos vai saltar de 6 para 40.
Outra mudança envolve o destino do lixo doméstico. O Aterro Sanitário Municipal deixa de receber esse tipo de resíduo e passa a ser usado apenas para lixo inerte, como poda e varrição. O lixo das casas será enviado para dois aterros privados, localizados na Zona Sul e na Zona Leste.
Sobre a coleta, o presidente da ETURB, Vicente Moreira Filho, explicou que os dias e horários permanecem praticamente os mesmos. Regiões como o Centro, João Emílio Falcão e Morada Nova seguem com coleta diária. Nos demais bairros, continua o esquema de três vezes por semana, alternando entre segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado.
Com as medidas, a Prefeitura espera dar mais agilidade à limpeza da cidade e reduzir o descarte irregular de resíduos.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.