Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Postos de combustíveis em Teresina poderão ter selo de transparência para reforçar fiscalização

O objetivo do selo, segundo o texto, é promover transparência nas relações de consumo e fortalecer a defesa do consumidor.

11/11/2025 às 13h01

Os postos de combustíveis de Teresina poderão contar com um Selo Digital de Transparência, mecanismo que deverá ser criado para ampliar o acesso do consumidor a informações oficiais sobre os estabelecimentos e fortalecer a fiscalização municipal. A medida, proposta pelo vereador Fernando Lima (PDT) em um projeto de lei, tramita nas comissões internas da Câmara de Teresina.

Postos de combustíveis em Teresina poderão ter selo de transparência para reforçar fiscalização - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Postos de combustíveis em Teresina poderão ter selo de transparência para reforçar fiscalização

O selo deverá ser representado por um QR Code afixado nas bombas e na entrada dos postos, permitindo que o consumidor, ao escanear o código, verifique a validade do alvará de funcionamento, consulte eventuais autuações administrativas e registre denúncias diretamente ao órgão competente.

O objetivo do selo, segundo o texto, é promover transparência nas relações de consumo e fortalecer a defesa do consumidor. A proposta também busca estimular a competitividade leal entre os postos e facilitar a atuação fiscalizatória do poder público.

Fiscalização e penalidades

A nova lei prevê sanções para os postos que não cumprirem as determinações, como advertência, multa, suspensão temporária e cassação do alvará de funcionamento, em caso de reincidência. Os valores das multas e os procedimentos administrativos serão definidos em regulamento a ser publicado pelo Poder Executivo, que terá 90 dias para regulamentar a norma após possível sanção do prefeito Silvio Mendes (União Brasil)

A fiscalização caberá ao órgão municipal competente, que será designado por decreto. O texto estabelece ainda que a atuação da Prefeitura será suplementar e colaborativa com as ações dos órgãos federais e estaduais, como a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.