A partir desta segunda-feira (1º), a Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga Teresina à Timon, ficará interditada para o tráfego de veículos por aproximadamente 30 dias, em razão da execução de serviços de manutenção e reparo. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que durante o período de interdição, o tráfego sobre a ponte estará totalmente bloqueado para veículos, sendo permitido apenas o fluxo de pedestres e ciclistas.
Denis Lima, gerente de operações e fiscalização de trânsito da Strans, destacou que estão sendo adotadas ações que visam dar mais fluidez nas vias alternativas, de modo que os condutores não sejam prejudicados.
“Sabemos que o fechamento de uma ponte causa transtornos ao trânsito de uma região. Então a Strans, junto com o Departamento de Trânsito de Timon elaborou uma série de ações e intervenções no trânsito, nas avenidas Maranhão e Piauí, de modo a dar fluidez para que as pessoas consigam fazer seus deslocamentos com o menor transtorno possível. Serão feitos bloqueios de vias, desvios de rotas, aumento da temporização semafórica em alguns cruzamentos. É preciso que as pessoas respeitem a sinalização e obedeçam aos direcionamentos dos agentes de trânsito”, comentou.
A ponte está sob responsabilidade da Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (FTL), concessionária de serviços públicos de transporte ferroviário de cargas da malha nordeste, que conduz os trabalhos necessários para restauração e otimização da estrutura.
Intervenções ocorrerão em duas fases
Na primeira etapa, os condutores devem observar as seguintes mudanças no tráfego, das 6h às 8h:
Quem trafega pela Avenida Maranhão não poderá acessar a Avenida Joaquim Ribeiro no sentido Norte/Leste pela rotatória. O acesso deve ser feito pela própria Avenida Maranhão até o retorno mais próximo, na Avenida Nações Unidas.
O trecho da Avenida Joaquim Ribeiro, entre o balão da Pedro Freitas e a Maranhão (Sul/Norte), também ficará bloqueado. Já os motoristas que circulam pela Avenida Pedro Freitas não poderão seguir em linha reta no sentido Sul/Norte. O deslocamento deve ser realizado a partir do balão das Nações Unidas, onde será necessário efetuar a conversão.
Durante a segunda etapa, os ajustes no tráfego ocorrerão das 16h às 19h e da seguinte forma: O acesso à ponte será permitido apenas para veículos que estejam na faixa da esquerda. O acesso à Rua Paissandu, para quem vem da Avenida Maranhão, ficará interditado.
Os condutores que vêm da Avenida Maranhão (Norte/Sul) e desejam acessar a Rua Paissandu deverão utilizar a Avenida José dos Santos e Silva. Quem segue com destino à Timon deverá se manter na faixa da direita.
Orientações aos condutores
Agentes de trânsito estarão posicionados em pontos estratégicos para orientar os condutores e garantir maior fluidez no tráfego., especialmente na Rua Teodoro Pacheco, local com mais registro de trânsito e acidentes.
A Strans reforça a importância de que os motoristas estejam atentos à sinalização instalada e sigam as orientações dos agentes durante todo o período de interdição. “São bloqueios temporários, mas necessários, para conseguirmos desviar o trânsito de algumas dessas vias, uma vez que a Avenida Pedro Freitas e a João Cabral não conseguem suportar a carga de veículos”, ressaltou Denis Lima.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.