A Ponte Juscelino Kubitschek, que liga o centro à zona Leste de Teresina, passará por obras de reabilitação a partir de novembro. A intervenção está sendo contratada por meio do Regime Diferenciado de Contratações Integrado (RDCi), modelo em que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) elabora o anteprojeto e a empresa vencedora fica responsável pelo desenvolvimento do projeto base, do projeto executivo e pela execução da obra.
De acordo com o DNIT, o projeto está em fase de aprovação. A expectativa é que a obra avance sem causar grandes transtornos à população, já que a maior parte dos serviços será realizada na parte inferior da estrutura.
Mesmo assim, o órgão não descarta a possibilidade de interdições programadas. Caso sejam necessárias, elas poderão atingir trechos das avenidas Marechal Castelo Branco e Raul Lopes, que dão acesso à ponte.
A ponte JK é um dos principais corredores viários da capital e recebe diariamente um grande fluxo de veículos. Por isso, o DNIT reforça que eventuais bloqueios serão previamente comunicados, para reduzir os impactos no tráfego. Com as obras, a expectativa é garantir maior segurança estrutural e prolongar a vida útil da ponte, que é considerada estratégica para a mobilidade urbana de Teresina.
Pontes do Piauí em situação de emergência
O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), por meio de sua superintendência estadual, vai declarar emergência em mais duas pontes no interior do Piauí por conta de problemas estruturais. São as pontes sobre o Riacho da Várzea, sobre o Riacho Santo Antônio e sobre o Rio Piracuruca, esta última na entrada da cidade de Piracuruca, na BR-343.
A informação foi dada pelo superintendente do DNIT no Piauí, Ribamar Bastos. De acordo com ele, estas três pontes também demandam atenção do poder público, embora os riscos que representem sejam menores que as pontes sobre o Rio Camurupim e sobre o Rio Ubatuba, que já tiveram seus decretos de emergência assinados.
Com essas três pontes no interior do estado, já são cinco as estruturas do Piauí que entram em situação de emergência por causa de danos estruturais. A ponte sobre o Rio Camurupim e a ponte sobre o rio Ubatuba, por exemplo, apresentam avançado processo de corrosão nos pilares, longarinas e nas lajes do tabuleiro, o que coloca em risco a segurança dos motoristas que trafegam pela BR-402.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.