Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia Federal faz buscas em gabinete de desembargador no Tribunal de Justiça do Piauí

Ordens judiciais foram expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça.

02/10/2025 às 09h04

A Polícia Federal amanheceu esta quinta-feira (02) cumprindo mandados no gabinete de um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). A ação foi determinada mediante ordem judicial de busca e apreensão expedida pelo Superior Tribunal de Justiça em um processo sigiloso. A ordem é assinada pelo ministro do STJ, Sebastião Reis Júnior.

Além do Tribunal de Justiça, os agentes da Polícia Federal também cumpriram mandados de busca no endereço do desembargador, da filha dele e de dois advogados, que também são alvos da ação. A operação da PF teria relação com supostas irregularidades referentes à questão agrária no Piauí. A ação investiga suposta organização criminosa e corrupção relacionada à grilagem de terras.

Polícia Federal faz buscas em gabinete de desembargador no Tribunal de Justiça do Piauí - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Polícia Federal faz buscas em gabinete de desembargador no Tribunal de Justiça do Piauí

Procurada pela reportagem do Portalodia.com, a Polícia Federal informou que não vai dar detalhes do teor da ação por determinação do STJ.

Um dos advogados alvos da ação, Germano Coelho, se pronunciou sobre o assunto em nota e disse que está colaborando com as diligências determinadas pela justiça. Ele pontuou ainda que sua atuação sempre foi pautada pela legalidade e transparência e que os fatos serão esclarecidos no decorrer das investigações. 

Confira a nota na íntegra:

O advogado Germano Coelho recebeu com tranquilidade a atuação das autoridades e está colaborando integralmente com todas as diligências determinadas pela Justiça. O advogado reitera sua confiança nas instituições e esclarece que não é alvo de nenhuma acusação formal, estando à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos necessários. Com trajetória pública reconhecida no setor produtivo e atuação profissional pautada pela legalidade e transparência, Germano Coelho reforça que tem plena convicção de que todos os fatos serão devidamente esclarecidos no curso regular das investigações.

Polícia Federal faz buscas em gabinete de desembargador no Tribunal de Justiça - (Divulgação/PF) Divulgação/PF
Polícia Federal faz buscas em gabinete de desembargador no Tribunal de Justiça

TJ cumpre medidas cautelares contra desembargador

Em nota, o Tribunal de Justiça do Piauí confirmou a ação da Polícia Federal contra um membro da Corte e disse que está cumprindo todas as medidas cautelares determinadas pelo Supremo Tribunal de Justiça para o caso. Ainda, segundo o TJPI, os serviços judiciários não foram afetados pela presença da PF em sua sede.

Confira a nota do TJPI na íntegra:

O Poder Judiciário do Piauí informa que recebeu comunicação oficial acerca da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), proferida pelo Ministro Sebastião Reis Júnior, que aplicou medidas cautelares a membro desta Corte. O Tribunal de Justiça do Piauí, em seu compromisso com a legalidade, transparência e respeito às instituições assegurou o cumprimento de todas as medidas. Os serviços judiciários não serão afetados e o TJPI segue na missão constitucional de garantir o pleno acesso à Justiça e a confiança da sociedade piauiense em suas instituições.

OAB e AMAPI se manifestam

Entidades jurídicas e da advocacia piauiense também se manifestaram sobre a ação de hoje (02) da Polícia Federal. A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) emitiu nota pública em que diz acompanhar os desdobramentos da operação “A OAB permanece vigilante e à disposição da advocacia, reafirmando seu compromisso de resguarda as prerrogativas profissionais”, disse a entidade.

Já a Associação dos Magistrados do Piauí (AMAPI) disse que não foi oficialmente comunicada sobre a ação da PF, mas que sua assessoria jurídica está prestando assistência ao desembargador citado no processo.

Confira a nota da AMAPI:

Até o presente momento, a entidade não recebeu comunicação oficial sobre os fatos e, portanto, não dispõe de elementos que permitam um posicionamento detalhado. A AMAPI destaca, contudo, que sua assessoria jurídica está prestando a devida assistência ao desembargador citado, que em breve terá a oportunidade de esclarecer os acontecimentos, com a plena observância do devido processo legal e do direito à ampla defesa.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.