A Polícia Federal prendeu na manhã desta segunda-feira (22) um homem suspeito de planejar sequestrar e estuprar crianças e adolescentes em escolas em Teresina. A ação fez parte da Operação Carcará, que combate, também, crimes de armazenamento, produção e compartilhamento de arquivos digitais contendo conteúdo sexual com crianças e adolescentes.
O suspeito foi preso por força de um mandado judicial de prisão preventiva expedido pela 3ª Vara Criminal Federal do Piauí. O Ministério Público Federal deu parecer favorável à prisão.
De acordo com a Polícia Federal, o investigado, ao longo dos anos, adquiriu, possuiu, armazenou e compartilhou vídeos e imagens contendo material de violência sexual infanto-juvenil. As investigações apontaram ainda que ele planejava o sequestro de crianças e adolescentes em escolas localizadas na zona Sudeste de Teresina.
Ele usaria medicamentos para dopar as vítimas e facilitar a ação criminosa.
O investigado poderá responder pelos crimes de produção, posse e compartilhamento de material contendo violência sexual contra crianças e adolescentes, assim como por outros crimes eventualmente identificados posteriormente.
LEIA TAMBÉM
Mais de 20 operações deflagradas no Piauí em 2025
No ano de 2025, a Polícia Federal no Piauí alcançou número recorde de operações voltadas ao enfrentamento do abuso sexual infanto-juvenil, com mais de 20 deflagrações, focadas na identificação de criminosos e no resgate de vítimas. O resultado decorre do esforço concentrado das duas unidades da Polícia Federal no estado, aliado à capacitação contínua de seus servidores.
A Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. “Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco”, diz a PF em nota.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.