Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pacientes com DTM passam a receber atendimento pelo SUS em Teresina

Os usuários do SUS passam a ter acesso à avaliação especializada, diagnóstico correto e tratamento adequado, de forma gratuita

09/02/2026 às 08h44

A partir de agora, os pacientes com Disfunções Temporomandibulares (DTM), condição que afeta a articulação da mandíbula, responsável por movimentos essenciais como falar, mastigar e bocejar, passavam a receber o atendimento especializado através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A ação integra a estratégia de ampliação dos cuidados em saúde bucal de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A DTM é uma condição que afeta a articulação da mandíbula, responsável por movimentos essenciais como falar, mastigar e bocejar. Quando essa articulação não funciona corretamente, o paciente pode apresentar sintomas como dor no rosto, dores de cabeça frequentes, estalos ao abrir e fechar a boca, dificuldade para mastigar, travamento da mandíbula e dores próximas ao ouvido, pescoço e ombros.

Pacientes com DTM passam a receber atendimento pelo SUS em Teresina - (Ascom/FMS) Ascom/FMS
Pacientes com DTM passam a receber atendimento pelo SUS em Teresina

“Muitas pessoas convivem com esses sintomas por anos sem diagnóstico adequado, acreditando se tratar apenas de dor de cabeça, estresse ou problemas no ouvido. Com a implantação da especialidade de DTM no CEO, os usuários do SUS passam a ter acesso à avaliação especializada, diagnóstico correto e tratamento adequado, de forma gratuita”, explica Dante Oliveira, gerente de saúde bucal da FMS.

Segundo o gerente, o atendimento é voltado principalmente para o controle da dor, melhora da função da mandíbula e orientação ao paciente, utilizando, na maioria dos casos, tratamentos conservadores, sem necessidade de procedimentos cirúrgicos. “O acompanhamento especializado contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes”.

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Após avaliação pela equipe de odontologia, se houver necessidade, será feito encaminhamento para o CEO Maria Júlia Chaves, localizado na Av. Barão de Gurgueia.