Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"O objetivo é que os países mais ricos deem as mãos aos mais pobres", diz Wellington Dias em abertura do G20

As reuniões acontecerão entre os dias 22 e 24 de maio no prédio da Federação da Indústria do Piauí (Fiepi)

20/05/2024 às 09h55

Com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias, foi realizada a abertura dos debates do G20 que acontecerá durante essa semana em Teresina.

As reuniões que acontecerão entre os dias 22 e 24 de maio no prédio da Federação da Indústria do Piauí (Fiepi) tem como destaque o debate sobre a redução da desigualdade social e o combate à fome.Conforme destacado pelo grupo, o objetivo das discussões é reduzir o número de 735 milhões de pessoas que atualmente passam fome no mundo. Em seu discurso de abertura na manhã desta segunda-feira (20), Wellignton Dias revelou que a reunião do G20 social com a presença de representantes de outros países contribuirá em alternativas para o Combate à fome.

Wellington Dias na abertura do G20 em Teresina - (Tarcio Cruz/ODIA) Tarcio Cruz/ODIA
Wellington Dias na abertura do G20 em Teresina

O objetivo já foi traçado. Até 2030, a partir de um plano de cada país, retomar para que possamos tirar novamente o mundo, tirar o Brasil do mapa da fome [...] O que se deseja é que os países mais desenvolvidos, os países mais ricos, possam ali se associar, dar a mão aos países mais pobres e, com conhecimento, com recursos não reembolsáveis ou com recursos de crédito adequados para a necessidade dos menos desenvolvidos, possamos alcançar este resultado

Wellington Dias Ministro

Teresina está recebendo cerca de 50 delegações internacionais e 160 autoridades. Dentre os representantes de outros países estão aqueles que compõem grandes economias do mundo como a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália e Canadá.Teresina foi escolhida para sediar a reunião do G20 pelo destaque na realização de políticas públicas que abraçam a pauta contra a fome. O governador Rafael Fonteles ressaltou o trabalho de Wellignton Dias como gestor do estado piauiense nos últimos anos quando se trata de desenvolvimento social. 

G20 em Teresina - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
G20 em Teresina

Para nós é uma grande honra receber aqui no Piauí esse encontro. De mais de 50 delegações de dezenas de países que vão discutir tecnicamente por três dias como fazer uma aliança global de enfrentamento à desigualdade, erradicação da fome, redução da pobreza [...] O Piauí nos últimos 20 anos, isso tem muito a ver com as gestões do governador, o ex-governador Wellington Dias, conseguiu dar grandes passos na redução das desigualdades, na erradicação da fome e na redução da pobreza

Rafael Fonteles Governador do Piauí

A programação dessa segunda-feira (20), começa com uma reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Também presente na abertura, o Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, explica que o debate desta manhã levantará alternativas que irão incrementar as propostas para o combate à fome. Na ocasião, o ministro citou ainda a atuação do ex-presidente Bolsonaro com a pasta.

Aqui hoje nós estamos tendo uma reunião da Câmara Interministerial do Brasil, chamada CAISAN, que debate as políticas públicas de combate à desigualdade, à fome e à miséria no nosso país, que tem a presença do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, o Conselho, que foi caçado no governo anterior, no primeiro dia de gestão do presidente anterior, que foi restabelecido no primeiro dia de governo do presidente Lula. Então, aqui hoje, vai ter um debate muito aprofundado sobre, com a participação da sociedade, sobre essa cesta de políticas públicas que vão compor a proposta para o tema no G20

Márcio MacêdoMinistro da Presidência

_______


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.