Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O B-R-O-Bró de 2025 está mais quente? Especialista explica o aumento da sensação de calor em Teresina

Confira também a previsão para o mês de outubro. Pode ter chuva no mês que vem, mas, mesmo assim, o calor deve continuar.

26/09/2025 às 16h03

26/09/2025 às 16h03

Ar-condicionado na temperatura mínima e ventiladores na velocidade máxima. Em período de B-R-O-Bró, o teresinense não sabe se deixa a janela aberta para “correr um vento” ou se fecha a janela para “não deixar o sol entrar” e aumentar o calor. E nessa indecisão, uma coisa continua certa: o calor parece não amenizar e as temperaturas parecem subir ainda mais. Mas a pergunta que fica é: o B-R-O-Bró de 2025 está de fato mais quente que nos anos anteriores?

O B-R-O-Bró de 2025 está mais quente? Especialista explica o aumento da sensação de calor em Teresina - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
O B-R-O-Bró de 2025 está mais quente? Especialista explica o aumento da sensação de calor em Teresina

Em 2023 e 2024, o Piauí foi atingido por ondas de calor em pleno período mais quente do ano que fizeram a temperatura aumentar em até 5°C. Em 2025, até o momento nenhuma onda de calor foi registrada, mas mesmo assim a sensação térmica de quentura não diminui. E o que provoca isso tem explicação no que ocorreu (ou não ocorreu) lá no começo do ano: chuvas regulares.

Quem mora em Teresina sabe que os primeiros meses do ano são os mais chuvosos, principalmente março e abril. Mas o que se viu em 2025 foi o contrário disso: poucas chuvas, chuvas irregulares, menos intensas e mais espaças. E quando se observa a quantidade de dias chuvosos em relação à de dias de insolação, 2025 teve muito mais tempo de sol dentro do período chuvoso do que os anos anteriores. Mesmo chovendo, continuava calor.

Esse fenômeno levou a uma série de cenários ambientais que contribuíram para que o teresinense chegasse ao B-R-O-Bró já “castigado” pelo sol intenso. “O resultado disso é que toda água evaporou do solo, a água dos reservatórios também se perdeu, a vegetação murchou. Então o ar ficou mais seco de forma antecipada e isso repercute para a gente chegar no B-R-O-Bró com uma condição extremamente mais intensa”, explica o climatologista Werton Costa.

Werton Costa,  climatologista - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Werton Costa, climatologista

Ele pontua que o B-R-O-Bró de 2025 já caminha para se tornar, talvez, o mais severo dos últimos oito ou nove anos. De acordo com Werton, embora as condições de entrada de sol sejam as mesmas do período chuvoso, a grande diferença é que, sem chuva para refrescar o ar ou sem nuvens para diminuir a entrada de luz, tem-se um campo de incidência máxima de radiação solar e isso aumenta os riscos à saúde.

Previsão é boa, apesar do calor

Deve começar a chover no final de outubro no extremo Sul do Piauí e essa chuva vai se espalhar pelo restante do Estado até dezembro. Segundo a previsão da climatologia, o B-R-O-Bró de 2025, embora mais intenso, também será mais curto. A chuva que não ocorreu no ano passado neste período pode cair em 2025.

“Pode começar lá no extremo Sul do Piauí e no final de outubro, de forma muito pontual. Depois ela se espraia, avança de forma mais intensa em novembro até o Médio Parnaíba e região de Picos. E em dezembro, ela se democratiza pelo território total do Estado”, prevê Werton Costa.

Essa chuva deve ajudar a diminuir um pouco duas variáveis de risco para o período, que são a incidência solar e a baixa umidade. No que toca à temperatura, embora em alguns momentos ela amenize um pouco, o teresinense ainda não vai escapar dos momentos de sol a pino e calor. Mesmo dentro da pré-temporada de chuva ainda haverá ocorrência de temperaturas elevadas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.