O Governo do Piauí inaugurou, nesta quarta-feira (30), o Espaço da Cidadania Digital, um novo centro de serviços públicos instalado na Rua Clodoaldo Freitas, nº 729, no Centro de Teresina. A iniciativa se destaca pela prestação de serviços públicos no estado, aliando tecnologia, inclusão digital e valorização do espaço urbano. Veja lista de serviços no final da matéria.
Com mais de 2.043m² de área construída e três pavimentos totalmente climatizados, o novo espaço integra diversos serviços essenciais à população, como a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), Cadastro de Pessoa Física (CPF), acesso a programas de saúde digital e suporte especializado para pessoas com deficiência (PCDs). Além disso, o local oferece orientação para o uso das plataformas Gov.pi e Gov.br.
LEIA TAMBÉM
Durante a solenidade de inauguração, o governador Rafael Fonteles destacou o impacto da obra tanto na prestação de serviços quanto na revitalização do Centro de Teresina.
“Evento importante, pois reúne vários conselhos e ações concretas ao mesmo tempo. Primeiro, revitalizamos o prédio aqui do centro da cidade, contribuindo para a revitalização do centro de Teresina. Além disso, aqui nós temos um espaço da cidadania digital […]. Importante destacar que a identificação, o Registro Geral, o RG, é apenas o primeiro passo daquilo que nós chamamos de cidadania digital, possibilidade de acessar direitos pelo celular e internet, e quem não tem acesso à internet aqui vai ter um espaço para toda a população que queira acessar computadores e internet, bem como resolver seus problemas burocráticos”, afirmou o governador.
Rafael também anunciou a assinatura de um decreto que muda o nome do atual Instituto de Identificação Félix Pacheco para Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco. A alteração será publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (30).
O secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, também participou do evento e ressaltou a importância social do novo equipamento.
“O local é mais do que uma obra física, é um investimento direto na cidadania e na inclusão da nossa população. Estamos trazendo mais agilidade, tecnologia e dignidade ao atendimento público, com foco no futuro do Piauí”, declarou.
Para o secretário estadual de Administração, Samuel Pontes, o novo espaço representa uma virada de chave no serviço público estadual.
O Espaço da Cidadania Digital simboliza um novo momento para o serviço público do Piauí. Estamos trazendo inovação, eficiência e inclusão digital para mais perto da população. E mais do que isso, este projeto é parte de uma política de revitalização do Centro de Teresina que estamos implementando na Sead, para devolver à região o dinamismo que ela merece”, explicou.
Serviços ofertados:
- Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN);
- Emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Atendimento especializado a Pessoas com Deficiência (PCDs);
- Acesso ao Piauí Saúde Digital (telemedicina gratuita);
- Orientação para uso das plataformas Gov.pi e Gov.br;
- Acesso gratuito à internet e uso de computadores para serviços digitais.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.