Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora Tatiana Medeiros, teve sua prisão relaxada pela justiça no âmbito do inquérito da Operação DENARC 64. A decisão é do juiz Thiago Carvalho Martins, da Vara de Delitos de Organização Criminosa. A informação foi confirmada ao Portalodia.com pela defesa de Alandilson. Além dele, as medidas cautelares de outros 19 investigados na mesma operação foram revogadas.
Alandilson está preso na Cadeia Pública de Altos, respondendo por este e por outros processos, inclusive o relacionado à vereadora Tatiana Medeiros sobre corrupção eleitoral e compra de votos. Como ele cumpre pena por outros delitos, permanecerá preso, mesmo tendo sua prisão relaxada pela justiça no inquérito do DENARC.
A investigação do DENARC que prendeu Alandilson Passos investigava crimes como lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e organização criminosa. No entanto, as provas anexadas ao inquérito foram questionadas pela defesa do réu, alegando que teriam sido obtidas sem o devido trâmite legal, o que comprometeria sua autenticidade.
A prova em questão é o Relatório de Inteligência Financeira (RIF) do Coaf que teria sido solicitado pela polícia sem mandado judicial, diretamente ao órgão. Ao questionar a legalidade do documento, a defesa abriu precedente para que a prisão de outros investigados na operação do DENARC fosse soltos. No atual momento, apenas Alandilson e Paulo Henrique Moura seguiam presos. Os demais cumpriam medidas cautelares em liberdade.
LEIA TAMBÉM
Alandilson Cardoso Passos foi preso no final de 2024 em Minas Gerais suspeito de integrar uma facção criminosa que atua em Teresina e que agia na lavagem de dinheiro e no tráfico de drogas, com ramificações na corrupção eleitoral.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.