Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Motoristas de ônibus e Transporte Eficiente entram em greve na Zona Sudeste de Teresina

De acordo com o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, empresa que opera na região estaria devendo três meses de salário aos profissionais, além de outros benefícios.

22/12/2025 às 08h44

22/12/2025 às 11h41

Motoristas e cobradores de ônibus entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta segunda-feira (22) na Zona Sudeste de Teresina. A paralisação afeta as linhas de ônibus que atendem a região e também o Transporte Eficiente, destinado a pessoas com algum tipo de deficiência em locomoção. A decisão foi tomada pela categoria em razão da ausência de pagamentos de salários e benefícios trabalhistas. Os trabalhadores reivindicam o pagamento de três salários que, segundo eles, estariam em atraso — referentes a novembro de 2024, e novembro e dezembro de 2025 — além de outros direitos previstos em lei.

Motoristas de ônibus e Transporte Eficiente entram em greve na Zona Sudeste de Teresina - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Motoristas de ônibus e Transporte Eficiente entram em greve na Zona Sudeste de Teresina

A informação foi confirmada ao Portal O Dia pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro-PI), Antônio Cardoso. Esta não é a primeira paralisação registrada neste mês. Na última quarta-feira (17), os profissionais já haviam suspendido o serviço por três horas pelo mesmo motivo. Os impactos da greve recaem principalmente sobre passageiros com deficiência atendidos pelo Transporte Eficiente e também sobre pessoas que dependem do deslocamento pela cidade.

De acordo com Antônio Cardoso, a situação financeira alegada pela empresa estaria relacionada a atrasos de repasses do poder público. "O que o dono da empresa tá alegando aqui é que a Prefeitura tá devendo dezembro do ano passado, o Transporte Eficiente, novembro desse ano e dezembro já desse ano. Já são três meses", disse o presidente.

Ainda segundo o sindicalista, há tentativas de articulação para minimizar os prejuízos imediatos aos trabalhadores ainda hoje, mas a situação continua crítica quanto ao pagamento de alguns benefícios trabalhistas. "Já liguei para o presidente do SETUT, ele disse que vai reunir o pessoal para arrumar um dinheiro emprestado para que seja pago pelo menos o restante do 13º, o adiantamento e o ticket de alimentação. É muita coisa (atrasada), é o FGTS que não está depositado. Tem trabalhador que tem mais de 100 horas extras para receber, plano de saúde que já está suspenso e podendo ser cancelado a qualquer momento, mas o pessoal quer pelo menos passar o ano com um adiantamento e o ticket para poder fazer as compras", relatou.

Até o momento, não há previsão para o encerramento da greve.

Empresa alega falta de pagamento da STRANS, diz SETUT

Por meio de nota enviada ao Portal O Dia, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) afirmou que a empresa Santa Cruz não realizou o pagamento por conta da falta de repasses por parte da STRANS. Confira:

NOTA

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) e o SITT esclarecem que a paralisação dos micro-ônibus que operam no Transporte Eficiente e dos quatro ônibus que operam no sistema urbano da empresa Santa Cruz, na Zona Sudeste, decorre exclusivamente da falta de pagamentos por parte da STRANS à referida empresa.

O cenário de inadimplência acabou inviabilizando a continuidade da operação e, infelizmente, está muito próximo de inviabilizar o próprio sistema urbano.

O SETUT e o SITT reiteram que a cobrança realizada pela empresa Santa Cruz refere-se aos serviços prestados e está baseada no valor do quilômetro atual, inclusive já informado anteriormente pela própria STRANS ao SETUT e ao SITT, não havendo qualquer reajuste unilateral ou irregularidade contratual. O SETUT e o SITT permanecem à disposição para o diálogo institucional imediato, visando ao restabelecimento do serviço e à sua preservação para os usuários.

Presidente do Sintetro, Antônio Cardoso. - (O DIA) O DIA
Presidente do Sintetro, Antônio Cardoso.

O que diz a STRANS

Por meio de nota, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) se manifestou sobre o movimento de greve dos motoristas do transporte coletivo e do Transporte Eficiente.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – STRANS

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) informa que a paralisação do Transporte Eficiente, operado pela empresa Santa Cruz, ocorreu por decisão unilateral da empresa, sem comunicação prévia ao órgão.

A STRANS esclarece que a empresa apresentou cobrança com reajuste no valor do quilômetro rodado, aplicado sem autorização e sem aprovação do órgão gestor, em desacordo com o contrato vigente. A STRANS está em negociação para o restabelecimento imediato do serviço, com o objetivo de evitar prejuízos à população de Teresina.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.