Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Acusado de canibalismo contra idoso em Teresina já foi preso por tentar matar a própria mãe

No ano passado, Ivan Novack esfaqueou o padrasto, a mãe e socorristas do SAMU, mas foi solto em audiência de custódia. Defesa alegou esquizofrenia.

12/02/2026 às 09h28

Ivan Novack, o jovem de 27 anos que que matou um idoso em Teresina, arrancou a língua dele e a mastigou depois do crime, já havia sido preso anteriormente. No ano passado, ele esfaqueou o padrasto, tentou matar a própria mãe e ainda agrediu os socorristas do SAMU que salvaram as vítimas. Mas mesmo assim, Ivan foi solto após passar por audiência de custódia. Na ocasião, sua defesa alegou que ele sofria de esquizofrenia e paranoia.

Acusado de canibalismo contra idoso em Teresina já foi preso por tentar matar a própria mãe - (Reprodução) Reprodução
Acusado de canibalismo contra idoso em Teresina já foi preso por tentar matar a própria mãe

A informação foi compartilhada pelo delegado Danúbio Dias, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele interrogou Ivan após a prisão pelo assassinato do idoso e comentou a frieza com que o jovem relatou o ocorrido. Segundo Danúbio, Ivan apresentou os fatos com clareza, coerência e ordem lógica, o que demonstra que ele estava consciente dos atos praticados e faz a polícia questionar os laudos psiquiátricos apresentados pela defesa quando ele foi preso no ano passado.

O delegado informou que, quando Ivan foi detido em 27 de junho de 2025, sua defesa apresentou um laudo psiquiátrico informando que ele apresentava um quadro de esquizofrenia e paranoia, emitido em 2021. Um laudo que já não teria validade, segundo ele. Mas mesmo assim, Ivan foi solto após ser ouvido.

“Esse atestado era de cinco anos atrás. Em vista processual, para que a pessoa não seja penalizada, é preciso que ela seja inimputável no momento do crime. Para isso, é preciso que seja comprovado o incidente de insanidade mental na hora do ocorrido. O DHPP não vai levantar isso. Sobre o caso do idoso, ele deu um depoimento coerente, não inconsistente e aleatório, relatou detalhes na medida que as perguntas iam sendo feitas. Isso demonstrou que ele tinha consciência do que estava fazendo”, pontuou o delegado.

Acusado de canibalismo contra idoso em Teresina já foi preso por tentar matar a própria mãe - (O Dia) O Dia
Acusado de canibalismo contra idoso em Teresina já foi preso por tentar matar a própria mãe

Danúbio Dias reforçou que Ivan aparenta ser um indivíduo violento e que o histórico de crimes por ele praticados corrobora isso. O delegado fez um apelo para a justiça para que ele não seja posto em liberdade novamente, porque “representa um risco à sociedade”, já que no período de menos de um ano, cometeu duas tentativas de homicídio e agora, tirou a vida de um idoso associado ao ato de canibalismo.

Acusado alegou legítima defesa

Em depoimento, Ivan Novack disse que matou o idoso na madrugada da última terça-feira (10) porque ele teria tentado assaltá-lo. Ao delegado Danúbio Dias, ele relatou que estava na BR-316, zona Sul de Teresina, quando, por volta de 1h, foi abordado pelo idoso e um outro jovem. O senhor teria anunciado o assalto e ele teria resistido.

“Ele alega que o idoso correu cerca de 500 metros para fugir dele. Um idoso de 82 anos correndo 500 metros para fugir de um jovem de 27 anos. Ele conseguiu interceptar a vítima neste beco, conseguiu imobilizá-lo e começou a desferir socos, chutes e cotoveladas. Além das agressões, ele usou um caco de vidro para cortar a língua do idoso. Na versão dele, ele mastigou a língua do idoso com o propósito de ingerir e em seguida, cuspiu”, detalhou o delegado.

Ivan permanece detido à disposição da justiça.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.