Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morango do amor: sobremesa que viralizou gera renda a teresinenses; veja receita

Do “crock” marcante à combinação autêntica de sabores, o doce ganhou as redes sociais e não só elas. O paladar do teresinense também foi conquistado.

24/07/2025 às 14h50

24/07/2025 às 15h00

Estética vermelha e vibrante e o famoso “crock” característico da casquinha ao morder. A descrição se encaixa facilmente na Maçã do Amor, doce tradicional que ganha as confeitarias e o paladar dos brasileiros durante as festas juninas e julinas. Mas a maçã agora tem um concorrente à altura. E ele também é vermelho vibrante e crocante: é o morango do amor. O doce, que é uma combinação de morango fresco, brigadeiro e uma casquinha por fora, viralizou nas redes sociais nas últimas semanas de julho, especialmente nos vídeos do TikTok, Instagram e YouTube.

Morango do amor: sobremesa que viralizou também gera renda a teresinenses - (Jorge Machado/O Dia) Jorge Machado/O Dia
Morango do amor: sobremesa que viralizou também gera renda a teresinenses

O morango do amor é inspirado na maçã do amor e foi justamente sua crocância que o colocou em evidência. O “crock” característico da mordida apareceu em inúmeros vídeos de ASMR (vídeos de sons que causam conforto auditivo e relaxamento) e também em vídeos de “fails” (“falhas” em inglês. Aqueles em que as pessoas fazem tentativas frustradas de preparo). Mas entre visualizações e engajamento, o morango do amor se transformou no queridinho das confeitarias brasileiras. Em Teresina, não é diferente.

A confeiteira Kellyane Machado, proprietária da Adocei, em Teresina, decidiu produzir o morango do amor depois que viu nele uma boa oportunidade de negócio.

O morango do amor é a sensação do momento e a gente, como confeiteira, não pode deixar passar em branco. Tem que aproveitar. É uma sobremesa com bom custo benefício e podemos fazer muitas variações como brownie do amor, maçã do amor e usar a criatividade.

Kellyane Machadoconfeiteira

Na confeitaria Adocei, são produzidos e vendidos cerca de 150 a 200 morangos do amor por dia. Cada unidade custa de R$ 15 a R$ 18, dependendo das coberturas e variações. A procura, ela diz, cobre todos os custos e a lucratividade é de 70% a 100%. Mas mesmo sendo algo barato de se vender, produzir morangos do amo exige um trabalho minucioso.

“A gente tem que ter bastante cuidado para não perder o ponto da calda, queimar a caldar, perder o ponto certo e ela ficar açucarada. Não é caro, mas é, sim, muito demorado”, finaliza Kellyane.

Para se ter uma ideia, a lucratividade do morango do amor tem sido tanta, que até a capital nacional do morango, a cidade de Atibaia, viu o comércio da fruta mais que dobrar depois que o doce viralizou. Nas principais capitais, tem loja vendendo até mil unidades por dia do morango do amor. Em geral, o preço depende da região e das variações. Tem morango do amor tradicional, com chocolate, com maracujá e até com pistache.

Morango do amor: sobremesa que viralizou também gera renda a teresinenses - (Jorge Machado/O Dia) Jorge Machado/O Dia
Morango do amor: sobremesa que viralizou também gera renda a teresinenses

Receitas e variações do morango do amor

A receita básica do morango do amor é feita de morango fresco envolto em brigadeiro (geralmente de leite ninho) e coberto por uma calda de açúcar com corante vermelho, que forma a casquinha crocante. A preparação, em geral, exige atenção à temperatura da calda (o ponto de bala dura) e morangos bem secos.

Mas a receita também tem variações que incluem frutas como uva, kiwi, carambola e tangerina. E há ainda as combinações com coberturas de pistache, chocolate amargo, maracujá, chocolate branco e ao leite. No Nordeste, já tem confeitaria vendendo morango do amor com cobertura de paçoquinha de amendoim.

Confira o passo a passo da receita do morango do amor:

Recheio:

  • Escolha um morango tamanho grande, retire o caule, mas não jogue fora porque ele será usado para decorar sua sobremesa. Lave e seque bem a fruta.
  • Cubra o morango com o recheio, que pode ser brigadeiro, ninho ou outras variações, e deixe descansando na geladeira.

Calda:

  • Você vai precisar de 300g de açúcar em 200 ML de água
  • Leve ao fogo médio e coloque corante vermelho
  • Separe um papel alumínio
  • Com a ajuda de um espeto, mergulhe o morango na cala e deixe descansar
  • Finalize decorando com o caule e pronto!
Morango do amor: sobremesa que viralizou também gera renda a teresinenses - (Jorge Machado/O Dia) Jorge Machado/O Dia
Morango do amor: sobremesa que viralizou também gera renda a teresinenses

“Morango do ódio”

Na internet, as tentativas frustradas dos brasileiros de fazer o morango do amor acabaram rendendo um meme: o morango do ódio. O festival de caldas fora do ponto, recheios sem consistência e frutas pequenas demais para a proposta do doce também tomaram as redes sociais. As sobremesas malsucedidas acabaram sendo carinhosamente batizadas de “morango do ódio”.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.