Os pais de Alice Brasil compartilharam nas redes sociais um pedido de justiça e uma homenagem emocionante à filha, que morreu em no dia 5 de agosto dentro do Colégio CEV, em Teresina. No sábado (11), a mãe Dayana Brasil questionou o resultado do inquérito policial que apontou que o caso se tratou de uma "morte acidental". E afirmou: “Minha filha morreu pela segunda vez, nas mãos da Polícia Civil do Estado do Piauí. O amor que sentimos por ela virou força e essa força pede justiça. O silêncio não protege as crianças. A justiça, sim. Neste Dia das Crianças, cada camisa azul é um grito de amor e de justiça. Por Alice. Por todas as crianças". (Ver vídeo abaixo)
Já neste domingo (12), Dia das Crianças, o pai Cláudio Sousa postou uma foto em que aparecem ele, Dayana e o filho Arthur. O pai segura um porta-retrato com a foto da menina e diz que, apesar da dor, Alice segue sendo lembrada com amor.
LEIA TAMBÉM
A foto postada nas redes sociais traz o seguinte texto: “Hoje é o Dia das Crianças, um dia que sempre foi sinônimo de alegria, inocência e esperança. Em nossos corações, esse dia tem um significado ainda mais profundo”, escreveu. No texto, os pais também citaram o filho mais novo, Arthur Brasil, e afirmaram que celebram o sorriso e a luz do menino, enquanto homenageiam Alice, “que hoje brilha como um anjo no céu, espalhando ternura e amor em cada lembrança”. (Confira a homenagem na íntegra abaixo)
Migalice segue viva em cada risada do seu irmão, em cada abraço apertado, em cada gesto de amor que compartilhamos
Alice Brasil se tornou um nome conhecido em Teresina por conta de um episódio trágico. A criança de quatro anos morreu após ser atingida por uma penteadeira que virou sobre ela dentro de uma sala no Colégio CEV, na zona Leste de Teresina. A situação causou comoção entre os teresinenses, pontuada principalmente pelo sofrimento e clamor dos pais de Alice por alguma resposta.
O nome de Alice Brasil passou a batizar dois projetos de lei que tramitam nos Legislativos Municipal e Estadual. Ambos os textos criam medidas obrigatórias para as escolas no sentido de garantir mais segurança para seus alunos tais como a fixação de móveis e objetos pesados que possam pôr em risco a integridade física das crianças.
Advogada da família contesta conclusão do inquérito
A advogada Aryelly Pacífico, representante da família de Alice criticou a conclusão do inquérito policial que investigou a morte da criança. O delegado Hugo Alcântara, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), encerrou as investigações apontando que o caso foi acidental e sem indícios de crime, recomendando o arquivamento do inquérito.
A advogada Aryelly Pacífico ressaltou que o inquérito, que tramitou por pouco mais de dois meses, comprovou que apenas uma cuidadora fiscalizava cinco crianças no momento do acidente, enquanto a professora responsável estava em outra sala com alunos que costumavam dormir naquele horário. “Esse foi um dos primeiros pontos confirmados pelas provas e testemunhas”, afirmou.
Segundo Aryelly, a perícia de local e de imagens confirmou que o móvel que atingiu Alice não estava fixado e que o ambiente foi considerado inidôneo e não preservado, pois houve limpeza e reorganização dos objetos antes da chegada dos peritos. “O móvel foi levado ao Instituto de Criminalística e submetido a vários testes, que mostraram que ele pesava 32,6 kg e media 1,20m. De acordo com a norma NM 300-1, esse tipo de mobília deveria ser fixada. A própria perícia aponta essa violação, o que demonstra negligência estrutural, omissão e falha na vigilância”, disse a advogada.
Ela também explicou que o posicionamento da penteadeira, encostada em outro brinquedo, criou um espaço estreito que funcionava como alavanca de tombamento, o que permitiu que o móvel caísse com um leve toque. “Tudo isso está nos autos. As imagens são inquestionáveis”, completou.
Mesmo diante das evidências, a Polícia Civil classificou o caso como atípico, entendendo que não houve dolo nem culpa. Aryelly Pacífico discordou da conclusão e afirmou que o arquivamento representa uma negação da responsabilidade dos envolvidos.
Veja o vídeo:
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Confira a postagem na íntegra:
Hoje é o Dia das Crianças, um dia que sempre foi sinônimo de alegria, inocência e esperança. Em nossos corações, esse dia tem um significado ainda mais profundo.
Celebramos o sorriso e a luz do nosso pequeno Arthur Brasil, que continua enchendo nossa casa de vida, e também homenageamos nossa amada Alice Brasil, que hoje brilha como um anjo no céu, espalhando ternura e amor em cada lembrança.
MIGALICE segue viva em cada risada do seu irmão, em cada abraço apertado, em cada gesto de amor que compartilhamos.
Ela é a estrela que guia nossos passos, lembrando-nos todos os dias que o amor verdadeiro é eterno — ele vence até mesmo a distância entre o céu e a terra.
Neste Dia das Crianças, o nosso abraço é duplo: um que aperta forte o Arthur aqui, e outro que alcança o infinito, onde Alice sorri em paz.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.