Teresina poderá ganhar mais 2 mil novas unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. O assunto foi discutido em reunião entre a Semplan (Secretaria Municipal de Planejamento) e o Comitê Especial de Habitação de Interesse Social (Cehis) nesta quinta-feira (09) depois que foi aberta a consulta da aprovação das inscrições para o programa. No encontro, foram analisadas propostas apresentadas por construtoras para empreendimentos destinados ao programa habitacional.
As empresas, que deram entrada nos processos de licenciamento, apresentaram propostas priorizam as famílias de baixa. “Estamos em construção de 1.008 unidades habitacionais do tipo apartamento e, para o próximo ano, a expectativa é de mais 2 mil moradias”, explicou o secretário municipal de Planejamento, Marco Antônio Ayres.
Como funciona o licenciamento
O licenciamento para os empreendidos do Minha Casa Minha Vida é isento de tributos e taxas municipais. Isso, segundo a Prefeitura, agiliza a burocracia e viabiliza acesso mais rápido à moradia. Presidente do Comitê de Habitação e Interesse Social, Maryanne Evangelista destacou que os empreendimentos do programa têm prioridade. “É um processo diferenciado, justamente para acelerar a aquisição da moradia por quem mais precisa. Toda obra precisa ser licenciada, mas no caso do Minha Casa Minha Vida, isso é primordial”, diz.
Além da Semplan e do Cehis, a reunião que tratou da construção de mais 2 mil casas do Minha Casa Minha em Teresina contou com a presença das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman) e da Strans.
Consulta de aprovação do cadastro
Ontem (09), a Prefeitura de Teresina abriu a consulta da aprovação do cadastro para participar do Minha Casa Minha Vida. Ao todo, 48.001 inscritos foram aprovados. Mais da metade dos 102.919 que se inscreveram não tiveram sua inscrição validada. Consulte a situação do seu cadastro aqui. Pelo cronograma atualizado do programa na capital, hoje (10), a Prefeitura começa a hierarquização dos candidatos classificados. A lista final da hierarquização será divulgada no dia 25 de julho.
Confira aqui o cronograma atualizado do Minha Casa Minha Vida em Teresina:
10/07 a 23/07 – Hierarquização dos candidatos classificados
25/07 – Divulgação da lista de hierarquização
28/07 a 29/07 – interposição de recursos quanto à classificação e hierarquização e candidatos denunciados
30/07 a 31/07 – Análise e julgamento dos recursos apresentados
01/08 a 08/08 – Convocação dos candidatos hierarquizados para a confirmação da documentação
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.