Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Minha Casa, Minha Vida: inscrições para concorrer a mil casas encerram nesta semana

Moradias são destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 2.850; inscrições vão até a próxima quarta-feira (30).

27/07/2025 às 11h39

27/07/2025 às 11h39

Encerra na próxima quarta-feira (30) o prazo para inscrição no processo de seleção de beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida em Timon. A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Habitação, irá contemplar mil famílias de baixa renda com unidades habitacionais distribuídas nos residenciais Napoleão Guimarães, Maria Fernandes de Assunção, Artur Januário e Domingos Correia.

Minha Casa, Minha Vida: inscrições para concorrer a mil casas encerram nesta semana - (Divulgação/Governo Federal) Divulgação/Governo Federal
Minha Casa, Minha Vida: inscrições para concorrer a mil casas encerram nesta semana

As moradias são destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 2.850, dentro da Faixa 1 do programa federal. A previsão é de que as primeiras 500 unidades habitacionais sejam entregues até abril de 2026, oferecendo mais dignidade e segurança para famílias em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições, que começaram no dia 15 de julho, podem ser feitas de forma presencial, na sede da Secretaria Municipal de Habitação ou nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do município. Quem preferir, pode realizar a inscrição online, acessando o site: https://mcmv.timon.ma.gov.br, também disponível na página oficial da Prefeitura de Timon.

Critérios de seleção priorizam famílias vulneráveis

O processo de seleção segue critérios definidos em edital, com base em informações do Cadastro Único (CadÚnico), laudos médicos, visitas técnicas e análise socioeconômica. A ideia é garantir que as casas cheguem a quem realmente precisa.

Entre os grupos com prioridade estão:

  • Mulheres chefes de família
  • Pessoas negras, indígenas ou quilombolas
  • Famílias com pessoas com deficiência, idosos, crianças ou adolescentes
  • Mulheres em situação de violência doméstica
  • Pessoas com doenças crônicas graves ou em tratamento contra o câncer
  • Famílias que vivem em coabitação involuntária ou recebem aluguel social há mais de 12 meses
  • Famílias com filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou deficiência visual severa
  • Moradores de áreas de risco ou em condições habitacionais precárias

Além disso, 5% das unidades serão reservadas para pessoas idosas e com deficiência, conforme prevê a legislação. Os demais 20% dos imóveis serão distribuídos por sorteio público entre os inscritos que não se enquadrem nos critérios prioritários. Caso haja sobra de vagas nas cotas, os percentuais serão redistribuídos proporcionalmente.

Últimos dias para se inscrever

A Prefeitura de Timon reforça o alerta às famílias interessadas: não deixe para a última hora. A inscrição correta e dentro do prazo é fundamental para concorrer às moradias. Para mais informações, o cidadão pode procurar a Secretaria de Habitação, os CRAS do município ou acessar os canais oficiais da Prefeitura.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.