Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Metrô de Teresina terá funcionamento parcial durante duas semanas por conta de demolição de estação

Parte das intervenções terão início a partir desta quarta-feira (22)

21/10/2025 às 14h40

21/10/2025 às 14h40

Entre os dias 24 e 31 de outubro, o metrô de Teresina funcionará de forma parcial, por conta das obras de reforma na Estação Dirceu II, na zona Sudeste de Teresina. A estação será demolida para dar lugar a um terminal com estrutura moderna e acessível, projetada para ampliar a capacidade de atendimento da linha férrea e oferecer mais conforto aos usuários.

Metrô de Teresina terá funcionamento parcial durante duas semanas por conta de demolição de estação - (Ezequiel Araújo/O DIA) Ezequiel Araújo/O DIA
Metrô de Teresina terá funcionamento parcial durante duas semanas por conta de demolição de estação

De acordo com informações da Companhia Ferroviária de Logística do Piauí (CFLP), a partir desta quarta-feira (22), a Estação Dirceu II não estará realizando operações de embarque e desembarque. Portanto, os passageiros devem se dirigir às estações mais próximas, Itararé ou Parque Ideal.

Já a partir da próxima sexta-feira (24), o metrô funcionará entre a estação Renascença e a Estação Alberto Silva, deixando de atender durante o período de obras, os passageiros que utilizam as estações Itararé, Dirceu II e Parque Ideal. O serviço será normalizado a partir de 3 de novembro.

O presidente da CFLP, Wilson Martins, detalhou quais serão as próximas etapas do projeto de modernização e ampliação do metrô de Teresina.

“Será construída ainda uma nova ponte ferroviária ao lado da atual ponte Wall Ferraz, que também será reformada e modernizada. Teremos um novo viaduto na Avenida Cajuína e o rebaixamento da Avenida Higino Cunha para garantir a passagem segura do VLT. A estação Frei Serafim será modernizada com acessibilidade, incluindo elevador e escada rolante, como já temos nas estações Bandeira e Américo Silva”, explicou o presidente.

Ao todo, o sistema contará com 11 VLTs, sendo três já em operação e outros três previstos para 2026, estes com investimento de R$ 97 milhões.

A primeira etapa do Metrô de Teresina, conduzida pela Secretaria dos Transportes (Setrans), conta com investimento de R$ 193 milhões, está 60% concluída e tem previsão de ser finalizada no primeiro semestre de 2026. Já foram entregues a revitalização da Estação Itararé e a substituição de trilhos e dormentes. Atualmente, estão em andamento as reformas das Estações Renascença, Frei Serafim e Alberto Silva.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral