A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Dra. Nadir Nogueira, esclareceu, em entrevista ao PortalODia.com, que não há qualquer possibilidade de venda ou aluguel de terrenos pertencentes à instituição, especificamente do Campus Teresina, que dispõe de uma grande extensão territorial na zona Leste da capital. Segundo ela, os espaços pertencem à União, e que alguns deles estão sendo cedidos para órgãos federais, como forma de otimizar o uso da área e fortalecer parcerias estratégicas.

A UFPI enfrenta um déficit orçamentário progressivo desde 2015, o que levantou debates sobre alternativas para reforçar o orçamento. No entanto, a reitora reforçou que os terrenos da universidade não podem ser negociados dessa forma.
LEIA TAMBÉM
Esses espaços são da União, certo? Não são da UFPI, eles são da União, mas nós estamos fazendo a cessão, como fizemos agora para a Polícia Federal. O novo prédio da Polícia Federal está sendo construído ali próximo a Avenida Presidente Kennedy
Além da parceria com a Polícia Federal, a universidade firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A cessão permitirá a construção de um Centro de Treinamento e de Captação de Animais Silvestres, que contará também com um hospital especializado no atendimento desses animais.
“Estamos agora com a ACT, que é um Acordo de Cooperação Técnica com o IBAMA. Nós iremos ceder um espaço aqui próximo a Ulisses Marques, onde teremos um Centro de Treinamento e de Captação de Animais Silvestres, de triagem de animais silvestres, e teremos também um hospital que virá por meio do IBAMA. Aliado a isso, então nós teremos o centro de captação desses desses animais e o hospital”, declarou.
Outro projeto que deve ser instalado na área da UFPI Campus Teresina é o Hospital do Amor, especializado no tratamento do câncer de mama, útero e ovário. Segundo a reitora, essa demanda está sendo articulada pelo deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) e já conta com apoio do ministro Alexandre Padilha, hoje no Ministério da Saúde, mas que estava à época das negociações na Secretaria de Relações Institucionais.
“Além disso há uma possibilidade de vir um outro hospital, o Hospital do Amor, que é um trabalho e uma demanda que está sendo encaminhada pelo deputado Jadiel, ele fez uma mídia apresentou com o ministro Padilha e esse espaço também será ocupado, especificamente para câncer de mama, de útero e de ovário na saúde da mulher que também será nesse espaço. Não é um espaço que será alugado. É uma sessão de uso considerando que ele é um espaço da União”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.