Thiago Mayson da Silva Barbosa, réu por ter estuprado e matado a estudante de Jornalismo, Janaína Bezerra, na UFPI, sentará no banco dos réus no próximo mês. É que a justiça marcou para 17 de agosto o julgamento do rapaz. Thiago Mayson será julgado pelo Tribunal Popular do Júri em sessão conduzida pela juíza Maria Zilnar Coutinho, titular da 1º Vara Criminal de Teresina. O julgamento acontece no Fórum Criminal da Capital.
Durante a sessão serão ouvidas testemunhas de defesa, de acusação, o réu, advogados de defesa e representantes do Ministério Público (MPPI). A denúncia foi oferecida pelo promotor Benigno Filho, titular da 13ª Promotoria de Justiça de Teresina. Thiago Mayson é réu pelos crimes de homicídio com duas qualificadoras (feminicídio e emprego de meio cruel), vilipêndio de cadáver por manter relação sexual com a vítima já sem vida; estupro de vulnerável e fraude processual.
O processo corre em segredo de justiça como é praxe em casos de crimes contra a honra e crimes sexuais. Thiago Mayson foi preso em flagrante no dia do crime e teve sua prisão convertida em preventiva. Ele segue detido desde então.
No dia 28 de janeiro deste ano, a estudante de Jornalismo da UFPI, Janaína da Silva Bezerra, foi brutalmente assassinada após ter sido estuprada em uma sala de aula da instituição após uma festa. Janaína foi encontrada por um segurança nas proximidades do bloco onde fica localizado o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Segundo nota divulgada pela UFPI à época, a jovem ainda chegou a ser levada para o Hospital da Primavera, mas não resistiu aos ferimentos.
O acusado do crime é Thiago Mayson da Silva Barbosa, que era estudante do Mestrado em Matemática da UFPI.