A audiência de instrução e julgamento da vereadora de Teresina, Tatiana Medeiros (PSB), e de outros oito réus teve início nesta segunda-feira (24) e seguirá até a sexta-feira (28), no Fórum Eleitoral da capital. A parlamentar foi presa durante a Operação Escudo Eleitoral, que desarticulou um esquema de fraude envolvendo membros de uma facção criminosa. Tatiana responde por organização criminosa, corrupção eleitoral e outros crimes. Ao todo, 112 pessoas serão ouvidas, entre testemunhas de acusação e defesa, além do interrogatório dos denunciados.
LEIA TAMBÉM
Devido ao volume de envolvidos e à complexidade do processo, o Tribunal Regional Eleitoral e as forças de segurança montaram um esquema especial para garantir a ordem e o controle de acesso ao prédio. A Polícia Militar mobilizou 30 policiais das forças especializadas, incluindo efetivos da RONE, BOPE e ROCAM, além do apoio da Polícia Penal e da Polícia Federal.
Ao O Dia, o comandante da RONE, coronel Audivan Nunes, explicou que o planejamento foi integrado entre o TRE e a PM. “Foi feito um planejamento estratégico de policiamento, um plano integrado entre o TRE e o comando da Polícia Militar, onde nós começamos aqui a nossa operação a partir de 6 horas da manhã de hoje, vai se estender até a sexta-feira. São 30 policiais da Polícia Militar das forças especializadas envolvidas, onde envolve a RONE, o BOPE, a ROCAM. Estamos mantendo aqui a segurança do perímetro externo do TRE aqui para que as audiência, durante essa semana, ocorram na mais perfeita ordem na mais tranquilidade possível”, afirmou.
Por conta do esquema de segurança, dois pontos de bloqueio foram estabelecidos no entorno do Fórum Eleitoral — um na frente e outro na parte posterior do prédio. Em razão disso, a PMPI recomenda que a população utilize rotas alternativas próximo ao Fórum Eleitoral de Teresina, que fica na Av. Barão de Castelo Branco, zona sul de Teresina.
“Tendo em vista os dois pontos de bloqueio do trânsito, tanto aqui na frente do préedio como também na parte aqui da retaguarda, o trânsito está bloqueado, pelo menos no período dessas audiências. Depois que terminar as audiências o trânsito volta ao normal”, informou o comandante.
Transporte de Alandilson Cardoso
O namorado da vereadora, Alandilson Cardoso, está preso na Cadeia Pública de Altos. Para que participe da instrução, a Polícia Penal fará seu transporte diário até o Fórum Eleitoral. “O que está previsto no plano é a escolta dele durante os dias que vai acontecer a audiência aqui. Então há um esquema de segurança para isso e a gente vai estar cumprindo, já começou a cumprir a partir das 6 horas da manhã de hoje”, declarou Audivan Nunes.
Com sessões marcadas para os dias 24, 25, 26, 27 e 28 de novembro, o julgamento se torna o primeiro no estado envolvendo uma parlamentar acusada de participação em esquema ligado a facção criminosa, o que explica o rigor adotado no protocolo de segurança.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.