Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

IPTU em Teresina: Servidores municipais perdem isenção do imposto; veja quem tem direito

A medida, segundo Silvio Mendes, busca acabar com a percepção de que a categoria teria privilégios em relação aos demais contribuintes da capital.

26/09/2025 às 11h54

26/09/2025 às 12h00

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), anunciou nesta sexta-feira (26) o fim da isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para servidores públicos municipais. A medida, segundo ele, busca acabar com a percepção de que a categoria teria privilégios em relação aos demais contribuintes da capital.

IPTU em Teresina: Servidores municipais perdem isenção do imposto; veja quem tem direito - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
IPTU em Teresina: Servidores municipais perdem isenção do imposto; veja quem tem direito

Ao O Dia, o gestor executivo destacou que o impacto da isenção era baixo na arrecadação municipal, mas gerava interpretações distorcidas.

“Aquela história de dizer que o servidor municipal tem privilégio de não pagar, não é verdade também. Eu mandei levantar isso e menos de R$ 10 mil era a isenção que alguns servidores municipais tinham desde antigamente. Eu mandei suspender isso, porque ficam falando mal do servidor e ele não tem culpa”, afirmou durante coletiva de imprensa voltada ao anúncio de novas rotas da limpeza pública.

Silvio Mendes também ressaltou que a lei que concedia o benefício não havia contado com a participação direta dos servidores e reforçou que todos devem ser tratados de forma igualitária.

“Foi uma lei que o servidor não participou da elaboração dela. E como eles não vão pagar por conta do valor venal dos seus imóveis, está resolvido. Mas ninguém vai dizer agora que o servidor tem privilégio e que o cidadão comum não tem. Não é verdade. O servidor é cidadão tanto quanto os outros”, relatou.

Quem tem direito à isenção do IPTU?

Apesar da suspensão do benefício para servidores, a Prefeitura de Teresina mantém outros critérios de isenção do IPTU. De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças (Semf), podem solicitar o benefício:

  • ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB);
  • portadores de doenças graves, como câncer e HIV/AIDS;
  • aposentados e pensionistas dentro dos critérios legais;
  • associações sem fins lucrativos, entre outros casos previstos em lei.

A relação completa de situações em que há direito à isenção está disponível no site oficial da prefeitura, bem como o passo a passo para solicitar a isenção. Clique aqui e acesse.

Polêmica sobre reajuste do IPTU

Na mesma ocasião, Silvio Mendes comentou sobre a polêmica envolvendo o aumento do imposto para os teresinenses a partir de 2026. A gestão municipal encaminhou à Câmara de Vereadores uma proposta de reajuste do tributo, que prevê aumento gradual de até 33% até 2026. O assunto foi discutido em audiência pública nesta semana.

A Prefeitura defende que a atualização é necessária diante da defasagem na base de cálculo, enquanto parlamentares da oposição consideram o reajuste elevado.

Silvio Mendes, por sua vez, reforçou que não pretende adotar aumentos abusivos.

“O IPTU está gerando muita polêmica. Sabe por quê? Porque o poder público não gera riqueza, ele arrecada imposto. A solução mais fácil é aumentar, mas eu não concordo. Precisamos de eficiência. O que foi aprovado no ano passado faz justiça social: cerca de 130 mil famílias deixarão de pagar IPTU, enquanto quem tem imóveis de maior valor contribuirá mais. Isso é justiça social. A justiça social tem que ser na prática, e não na conversa, no gogó. Não é assim. E eu concordei”, disse o prefeito.

Segundo o gestor, o novo cálculo do tributo já havia sido aprovado em 2024, mas só poderá ser aplicado em 2026 devido ao prazo legal.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.