A Fundação Municipal de Saúde (FMS) deve agilizar exames e consultas especializadas. O motivo foi a divulgação, nesta quarta-feira (30), da adesão ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde.
LEIA TAMBÉM
- Candidatos à presidência do Partido dos Trabalhadores querem concorrentes fora da disputa eleitoral de 2026
- Atendimentos oncológicos no Hospital São Marcos devem retornar na próxima semana, afirma Charles da Silveira
- Unificação orçamentária da educação e saúde trará flexibilidade e proteção das áreas sociais, diz Rafael Fonteles
Neste primeiro momento, cinco especialidades serão atendidas: cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, oncologia e oftalmologia. A FMS informou já ter criado um sistema adaptado para o novo programa.
O presidente da Fundação, Charles Silveira, disse que o objetivo é garantir atendimento especializado em até 30 ou 60 dias após a primeira consulta.
“Esse prazo inclui consultas, exames e o encaminhamento necessário para o paciente: ou ser referenciado para Atenção Básica ou para procedimentos cirúrgicos, reduzindo a burocracia e o tempo de espera”, informou.
De acordo com a gerente de regulação ambulatorial da FMS, Lilian Luz, o programa engloba as unidades de saúde da rede municipal, estadual e federal credenciadas ao SUS.
“Todo o processo será monitorado e auditado para garantir o faturamento e o recebimento dos recursos federais. O Governo Federal adotou uma tabela diferenciada de pagamento, oferecendo um incentivo financeiro para os procedimentos realizados dentro das diretrizes do programa”, finaliza Lílian.
A FMS também aderiu ao Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), incorporado ao PMAE, que busca agilizar as cirurgias eletivas dos pacientes já atendidos em ambulatório e cadastrados em fila de espera para procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.