Uma fiscalização de rotina da Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS) resultou, nesta terça-feira (22), na apreensão de cerca de 288 quilos de carne bovina que estavam sendo vendidos de forma clandestina em um comércio da capital.
De acordo com os fiscais que participaram da ação, a carne era comercializada sem os carimbos oficiais de inspeção e não apresentava qualquer comprovação de origem. A ausência desses requisitos vai contra o que determina a legislação sanitária e representa um risco à saúde da população.
LEIA TAMBÉM
O material apreendido foi destinado à inutilização, conforme os protocolos estabelecidos. A gerente de Vigilância Sanitária, Jeanyne Seba, informou que o responsável pelo estabelecimento foi notificado e poderá responder por infrações sanitárias, além das punições legais e administrativas previstas.
Segundo Jeanyne, consumir carne sem inspeção representa riscos como contaminação por bactérias e doenças sérias, incluindo brucelose e tuberculose. Ela orienta a população a sempre adquirir alimentos em locais devidamente regularizados, com higiene e documentação adequadas. “A Vigilância Sanitária seguirá com as fiscalizações intensificadas, a fim de coibir práticas ilegais e proteger a saúde dos consumidores”, finaliza.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.