Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Família salva vidas ao autorizar doação de órgãos após morte de vaqueiro no HUT, em Teresina

Por um gesto de solidariedade, órgãos de Carlos Manoel, vítima de acidente de moto, beneficiaram pacientes do Piauí e do Ceará.

11/10/2025 às 12h49

A família do vaqueiro Carlos Manoel, conhecido como Fogoso, autorizou a doação de seus órgãos após a constatação da morte encefálica no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O gesto solidário vai permitir que pacientes do Piauí e do Ceará recebam transplantes e tenham uma nova chance de vida.

Natural do município de Miguel Alves, Carlos faleceu em decorrência de um acidente de moto. Ele chegou a ser internado na UTI do hospital, onde permaneceu sob cuidados intensivos até a confirmação da morte encefálica. A partir desse momento, a Equipe de Doações de Órgãos e Tecidos (E-DOT) iniciou o protocolo de captação, em diálogo com a família e seguindo todos os critérios legais e éticos.

Família salva vidas ao autorizar doação de órgãos após morte de vaqueiro no HUT, em Teresina - (Divulgação/FMS) Divulgação/FMS
Família salva vidas ao autorizar doação de órgãos após morte de vaqueiro no HUT, em Teresina

Segundo a médica Milena Cavalcante, coordenadora da E-DOT, a autorização representa um avanço na conscientização sobre o tema. “Cada doação tem um impacto enorme. Ver famílias dizendo ‘sim’ à vida mostra que a sociedade está compreendendo que doar é um ato de empatia e amor”, afirmou.

Durante o procedimento, o HUT realizou o Cortejo da Vida, cerimônia silenciosa que acompanha o doador da UTI até o centro cirúrgico, simbolizando a continuidade da vida por meio da doação.

A decisão da família foi tomada em meio à dor da perda. “Foi muito difícil, mas apoiamos a doação. Sabemos que ele vai continuar vivo em outras pessoas”, disse Nathalya Lopes, prima do vaqueiro, ao lado da irmã e de outros familiares.

A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Leopoldina Cipriano, destacou a importância do ato. “A doação transforma a dor em esperança e salva vidas. Agradecemos à família pela coragem e solidariedade nesse momento tão delicado”, afirmou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.