Atualizada às 13h55
Alandilson Cardoso Passos deixou o fórum eleitoral de Teresina para ser escoltado de volta à Cadeia Pública de Altos. Ao sair, ele deu uma única declaração à imprensa em que disse: “Estão querendo pegar o Alandilson para Cristo”. A fala foi dada quando ele entrava na viatura da Polícia Penal que o levará de volta ao presídio.
Alandilson saiu algemado, evitou mostrar o rosto para as câmeras, mas quando questionado se teria algo a falar sobre o processo, ele disse apenas que o estão “querendo pegá-lo pra Cristo”. A fala veio após um depoimento de 20 minutos em que ele respondeu apenas aos questionamentos da defesa e da magistrada e se absteve de responder às provações do Ministério Público.
Iniciada às 13h37
O último dia de julgamento da vereadora Tatiana Medeiros entrou pela tarde com a tomada de depoimento do namorado dela, Alandilson Cardoso Passos. Alandilson também é réu no processo pelo crime de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ele falou cerca de 20 minutos, mas se limitou a responder apenas aos questionamentos da defesa e da juíza Junia Maria Feitosa Fialho. Quando provocado pelo Ministério Público, Alandilson permaneceu em silêncio.
A estratégia foi uma orientação dos próprios advogados de defesa baseado no princípio de que ele não precisa construir provas contra si mesmo. Assim como Alandilson, os réus que prestaram depoimento ontem (27) também permaneceram em silêncio. O namorado de Tatiana Medeiros começou a falar por volta das 12h40 e sua fala não durou mais que 20 minutos. No começo da tarde ele deverá deixar o fórum eleitoral de Teresina e ser levado de volta para a Cadeia Pública de Altos, onde está detido.
Depoimento de Tatiana durou duas horas e teve exibição de vídeo
Antes de Alandilson Cardoso falar, foi colhido o depoimento de Tatiana Medeiros durante a manhã. A vereadora falou por cerca de duas horas e respondeu a todos os questionamentos feitos, inclusive os dos promotores. Durante o depoimento, Tatiana exibiu um vídeo que ostra as atividades de seu instituto social. Apesar de o vídeo já ter sido anexado nos autos, ela pediu para a juíza permissão para mostra-lo no tribunal, o que foi concedido pela magistrada.
Além de Tatiana e Alandilson, vão ser ouvidos ainda hoje mais três réus: Sávio de Carvalho França, Bruna Raquel Lima Souza e Emanuelly Pinho de Melo. Os dois primeiros são funcionários do Instituto Vamos Juntos e a última é assessora da vereadora Tatiana Medeiros. Os três devem permanecer em silêncio, assim como aconteceu com os réus que prestaram depoimento ontem (28): a mãe e o padrasto de Tatiana.
O julgamento de Tatiana Medeiros conta com 112 depoentes, entre testemunhas de acusação e defesa, e os nove réus. A vereadora responde pelos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e peculato.
LEIA TAMBÉM
- Advogado diz que Tatiana “vai falar” em audiência e que silêncio dos réus foi estratégia
- Tatiana Medeiros e namorado chegam ao Fórum para prestar depoimento nesta sexta (28)
- Caso Tatiana: testemunhas confirmam que receberam dinheiro para vender voto, diz promotor
- Caso Tatiana Medeiros: Promotor explica como funcionava esquema de compra de votos
- Se for condenada, pena máxima que Tatiana Medeiros deve cumprir pode chegar a 35 anos
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.