Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enem 2025: 80% da frota de ônibus vai circular em Teresina nos dias de prova

De acordo com a STRANS, dos 298 ônibus distribuídos pelas quatro zonas da cidade, 237 estarão em circulação na capital nos dias 9 e 16 de novembro, datas de realização das provas do Enem.

07/11/2025 às 12h20

Nos dois domingos de aplicação do Enem 2025, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) determinou que 80% da frota de ônibus circule em Teresina, o equivalente a 287 veículos nas ruas. O total da frota da capital é de 298 ônibus, distribuídos entre as quatro zonas da cidade.

Enem 2025: 80% da frota de ônibus vai circular em Teresina nos dias de prova - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Enem 2025: 80% da frota de ônibus vai circular em Teresina nos dias de prova

Saber o local de prova e se planejar logisticamente são tão importantes quanto o estudo para o exame. Isso porque se o candidato perder o horário de fechamento dos portões, às 13h (horário de Brasília), todo o esforço de um ano se perde.

Chegar ao local com calma e antecedência é fundamental para evitar a ansiedade de última hora, o que pode prejudicar a concentração do candidato antes mesmo de a prova começar. Muitos candidatos se atrasam por fatores externos, como trânsito intenso em locais próximos aos centros de prova e outras situações mais comuns aos domingos como o transporte público (ônibus, metrôs ou trens) com horários de circulação reduzidos. Outros candidatos também desconhecem o local ou o trajeto até ele.

A tolerância é zero para atrasos. O edital do Enem 2025 é taxativo ao proibir a entrada do participante no local de prova, após o fechamento dos portões. Com isso, perder o horário resulta na eliminação automática do candidato.

No primeiro dia do exame, os participantes responderão às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação. No segundo domingo, o foco será em Ciências da Natureza e Matemática.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 4,8 milhões de estudantes estão confirmados para realizar a avaliação nas 27 unidades da Federação. No Piauí, são mais de 120 mil inscritos.

Confira o passo a passo para visualizar o local de prova

A informação sobre o local de prova do Enem 2025 está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento individualizado deve ser acessado exclusivamente na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Adicionalmente, o documento informa o número de inscrição, as datas e os horários das provas, além de indicar se o inscrito tem direito a atendimento especializado ou tratamento por nome social, quando previamente solicitado e aprovado.

Há ainda dados sobre a opção de língua estrangeira selecionada, se houve a opção de pedido de certificação do ensino médio e dá orientações gerais aos inscritos.

Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levá-lo impresso nos dois dias do exame (9 e 16 de novembro), para evitar imprevistos.

Confira o passo a passo para acessar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição:

  • 1 - acesse a Página do Participante e selecione o botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”.
  • 2 - em seguida, use o login único do Gov.Br e clique em “Continuar”.
  • 3 - Já na Página do Participante, à esquerda da tela, clique em “Local de Prova”.
  • 4 – na sequência, clique no ícone em azul, apresentado pelo assistente virtual (Local de Prova).
  • 5 - O sistema abrirá o Cartão de Confirmação de Inscrição.

Para imprimir, basta descer a tela até o final da página e clicar no botão “Imprimir”.

Com informações da Agência Brasil.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral