Um balanço realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí revelou dados significativos em relação ao roubo de celulares na cidade de Teresina. Em apenas um dia, no mês de janeiro, 181 aparelhos celulares foram tomados de assalto na capital. As informações foram obtidas com exclusividade pelo Portal O Dia.
O levantamento aponta que, de janeiro a julho de 2023, cerca de 7.325 celulares foram roubados em Teresina, uma média de 40 roubos por dia. A fim de combater a comercialização de celulares roubados, desde o início do ano os órgãos de segurança vêm realizando diversas ações. Com isso, mais de 200 smartphones já foram devolvidos aos seus donos.
Veja aqui a lista com os nomes dos proprietários dos aparelhos.
A compra de aparelhos roubados também está sendo investigada. Até o momento, quase 600 pessoas foram intimadas a prestar depoimento. O superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, explica que as forças de segurança têm trabalhado para combater esses tipos de crime e para informar à população sobre as consequências de qualquer tipo de compra e venda de celulares roubados .
"Essas ações fazem parte de uma estratégia para fechar o ciclo de criminalidade através do impedimento não só do roubo em si, mas também das práticas de revenda e de consumo desses aparelhos de origem suspeita”, detalha.
De acordo com o secretário de segurança pública, Chico Lucas, até o final de 2023, mais de 20 mil pessoas devem ser intimadas a desenvolverem celulares roubados. O gestor destacou que as polícias atuarão para investigar todos os donos de celular que eventualmente possam ser frutos de roubo.
“Temos que atender, chamar quem vai ser restituído e ver quem não veio. Na segunda fase, vamos pedir a busca e apreensão de quem não veio espontaneamente, vamos na casa dessas pessoas. Até o final do ano os 20 mil vão ser chamados”, aponta Chico Lucas.
O secretário apontou ainda que, até o final do mês de agosto, outras mil pessoas devem ser acionadas para prestar depoimento sobre compra de celulares roubados. “Tudo isso é baseado em uma política de enfrentamento baseado na inteligência e nas melhores práticas do mundo. A gente não pode ter uma polícia ainda que trabalhe com papel e depoimento apenas. Temos que trabalhar com dados, tecnologia para que a gente possa melhorar a prestação de serviços”, ressaltou.
Saiba como bloquear o celular em caso de roubo
Perder ou ter o celular roubado pode ser um evento angustiante, mas existem medidas que podem ser adotadas para proteger as informações sensíveis e pessoais contidas no dispositivo.
Ativar o código PIN do aparelho celular é uma das formas mais seguras para proteger os dados e informações em caso de furto ou roubo. Por meio dessa ferramenta é possível bloquear e desbloquear o cartão SIM, adicionando uma camada extra de segurança em seus dados. Desta forma, toda vez que o usuário reiniciar o smartphone ou inserir outro chip em outro aparelho, o usuário precisará digitar o código.
Para proteger os dados e informações armazenadas no aparelho, basta seguir o passo a passo:
Ativação do código PIN no IOS:
- Toque em “Ajustes”, “celular” e depois em PIN do SIM”;
- Ative o PIN do SIM;
- Toque na chave ativa e insira o PIN da sua operadora. Caso não saiba o código PIN, consulte a página de atendimento de sua operadora. Toque em “OK”;
- Toque em alterar o PIN e insira quatro dígitos de sua escolha.
Ativação do código PIN no Android:
- Toque em “Configurações” e, logo após, em “senhas e segurança”;
- Toque em “Privacidade” e, depois, no cartão SIM que deseja ativar o PIN;
- Ative a chave “Bloquear chip” (azul quando ativa);
- Insira o PIN e toque em OK.
- Em seguida, toque em alterar o PIN e insira quatro dígitos de sua escolha.