Entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2024, período em que se comemora o Carnaval, a cidade de Teresina terá sua frota de ônibus reduzida. Conforme informações da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), no sábado (10), a frota em operação será de 70%, com 169 ônibus disponíveis na cidade.
LEIA TAMBÉM
Já entre domingo (11) e terça-feira (13), a frota determinada será de 30%, com 69 ônibus circulando na capital. A partir de quarta-feira (14), os ônibus voltam a circular normalmente, Ainda de acordo com a Strans, o carnaval em Teresina não contará com gratuidade no transporte público.
Além disso, os foliões não poderão contar com o Metrô de Teresina, que não funcionará entre sábado (10) e quarta-feira (14). Segundo a Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CMTP), o serviço retorna normalmente na quinta-feira, dia 15.
LEIA TAMBÉM
Quem vai curtir a programação de carnaval da capital deve, então, se programar para conseguir ter acesso à folia. Algumas opções, além do transporte público, estão em corridas por aplicativo, carona solidária, bicicleta ou até mesmo a pé, dependendo da distância dos bloquinhos.
Teresina decreta ponto facultativo e comércio terá horário diferenciado
A redução da frota de ônibus em Teresina leva em consideração que a Prefeitura, assim como o Governo do Estado, decretaram ponto facultativo durante os três dias de carnaval 2024.
De acordo com a PMT, "fica facultado, aos servidores da Administração Pública Municipal Direta e Indireta do Poder Executivo, o registro de frequência nos dias 12 de fevereiro, 13 de fevereiro e 14 de fevereiro".
Mesmo não sendo considerado feriado, o carnaval também altera o funcionamento de determinados setores do comércio. Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, as lojas do centro e dos bairros estarão fechadas, reabrindo novamente no dia 14, a partir das 15h.
Os shoppings terão horário de funcionamento diferenciado, assim como os supermercados. Bancos, agências dos correios e órgãos públicos não funcionaram no período carnavalesco. Confira aqui o funcionamento do comércio de Teresina durante o carnaval.