Nesta sexta-feira (24), a Defesa Civil Municipal de Teresina divulgou o Plano de Ação para o período chuvoso de 2025. No documento de 13 páginas, a secretaria dará maior atenção às regiões próximas aos rios Poty e Parnaíba, por serem mais suscetíveis a alagamentos com as cheias.
LEIA TAMBÉM
O plano levantou um estudo realizado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que apontou que Teresina possui 56 áreas de risco, sendo 27 em zonas habitadas. De acordo com a Defesa Civil, este levantamento pretende estabelecer comandos integrados e padronizados para prevenção e respostas, a fim de diminuir os impactos causados pelas chuvas na capital.
“Nosso objetivo é prevenir desastres e garantir uma resposta rápida e eficiente em casos de emergência. Este plano foi elaborado com base em estudos técnicos e experiências de anos anteriores, para que possamos atuar de forma ainda mais assertiva neste período crítico”, apontou o secretário da Defesa Civil, coronel Nunes.
O plano destacou algumas medidas a serem tomadas pelo poder público, como o monitoramento das áreas próximas aos rios, o incentivo à realização de obras de drenagem, campanhas educativas de conscientização sobre os riscos e procedimentos de segurança em alagamentos, além do reforço na saúde e segurança.
A Defesa Civil ainda destacou que as famílias que vivem em áreas de risco podem acioná-la pelo número (86) 99514-2250 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O atendimento funciona 24 horas por dia.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.