Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em depoimento, suspeito de matar GCM e vereador diz estar “abalado psicologicamente”

Francisco Fernando foi preso em flagrante no Parque Piauí e prestou depoimento à coordenadora do Núcleo de Feminicídios.

28/08/2025 às 09h00

28/08/2025 às 09h00

Francisco Fernando Oliveira Castro, o homem suspeito de matar o vereador Thiciano Ribeiro e a guarda municipal de Parnaíba, Penélope Brito, prestou depoimento na tarde de ontem (27) no Departamento de Homicídios (DHPP). Ele foi preso em flagrante no Parque Piauí e, ao ser questionado se tinha algo a acrescentar sobre motivações e dinâmica do crime, se relegou ao silêncio e disse apenas estar “abalado psicologicamente”.

Em depoimento, suspeito de matar GCM e vereador diz estar “abalado psicologicamente” - (Divulgação) Divulgação
Em depoimento, suspeito de matar GCM e vereador diz estar “abalado psicologicamente”

Fernando prestou depoimento à delegada Nathalia Figueiredo, coordenadora do Núcleo de Feminicídios e que atendeu à perícia no local de crime. Ao ser questionado por ela se tinha algo a acrescentar sobre os fatos, o suspeito disse que queria ouvir primeiro a orientação do advogado. O advogado, então, informa que já comunicou à polícia que ele ficaria em silêncio naquele momento.

A delegada Nathalia informa que o inquérito deverá ser concluído em dez dias e que seria interessante colher o depoimento de Fernando dentro deste prazo. Mas, conforme alinhado com o advogado, ele deverá ser ouvido formalmente em uma unidade prisional. Francisco Fernando vai passar por audiência de custódia.

Polícia disse que o crime foi premeditado

Francisco Fernando matou a tiros a guarda municipal Penélope Brito e o vereador de Parnaíba, Thiciano Ribeiro. O crime aconteceu na manhã desta quarta (27), na Rua Arêa Leão, centro de Teresina, na calçada de um hospital particular. Segundo a polícia, o crime foi premeditado e teria sido praticado porque Fernando não aceitava o fim do relacionamento com Penélope. Os dois haviam se divorciado há seis meses.

O momento do assassinato foi registrado por câmeras de segurança. Fernando foi identificado com ajuda de populares e também das câmeras do Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial (SPIA), através das quais a polícia mapeou seu trajeto e conseguiu prendê-lo no Parque Piauí.

Preso suspeito de matar vereador e guarda municipal no Centro de Teresina - (Reprodução) Reprodução
Preso suspeito de matar vereador e guarda municipal no Centro de Teresina

Conforme relatou o delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da Polícia Civil, Fernando saiu de Parnaíba por volta da meia-noite de ontem no intuito de cometer o crime. Com ele, a polícia apreendeu três armas, sendo duas de uso pessoal e uma da Guarda Municipal de Parnaíba. O suspeito também é GCM.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.