Vereadores de Teresina cumpriram uma série de agendas administrativas em Brasília nesta quarta (22) e quinta-feira (23), com o objetivo de apresentar demandas, buscar investimentos e articular soluções para a capital piauiense junto a ministérios e órgãos federais.
Ao todo, participaram da comitiva os vereadores Fernando Lima (PDT), Joaquim do Arroz (PT), Luís André (PL), Juca Alves (PRD), Deolindo Moura (PT), Carpejanne Gomes (Podemos) e o presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel (PDT). O secretário estadual do Trabalho e Emprego, Zé Santana, também acompanhou parte das reuniões.
Uma das principais audiências ocorreu com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Segundo apurado pela coluna, os parlamentares levaram reivindicações apresentadas por lideranças comunitárias e pela população de diferentes regiões da cidade.
Além das tratativas sobre investimentos, a viagem serviu para estreitar relações políticas e fortalecer parcerias para os próximos meses — especialmente entre vereadores de primeiro mandato e representantes do Governo Federal.
A presença de Zé Santana foi interpretada como um elo estratégico entre as demandas municipais e o Executivo estadual. O secretário deve contar com o apoio de ao menos um terço da Câmara Municipal nas eleições de 2026 e, segundo projeções, tende a ser o nome mais votado do PT no pleito.
Reunião no Inmetro
Outro compromisso dos vereadores foi com o presidente do Inmetro, Márcio André, para tratar de duas pautas principais: a situação das balanças do aterro sanitário de Teresina, com o objetivo de verificar se a coleta de lixo está sendo executada conforme o contrato, e a certificação do artesanato piauiense, especialmente dos trabalhadores do polo cerâmico do Poty Velho.
De acordo com os parlamentares, a concessão do selo do Inmetro aos produtos do polo cerâmico agregará valor e credibilidade ao que é produzido e comercializado pelos artesãos locais.
Encontro com a cúpula do Republicanos
A comitiva também participou de uma reunião com o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, em agenda articulada pelo vereador Juca Alves (PRD) e com a intermediação do deputado piauiense Jadyel Alencar, principal nome da sigla no estado.
Conforme apuração da coluna, a chapa do Republicanos para deputado federal em 2026 está praticamente definida, restando apenas dois nomes para o fechamento da lista. O partido já projeta eleger pelo menos um parlamentar, mas trabalha para conquistar uma segunda cadeira, em disputa direta com a federação União-Progressistas, que busca manter — e possivelmente ampliar — o atual número de representantes na Câmara dos Deputados.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.