Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dono de farmácia e representante comercial são presos em Teresina por suposta venda de medicamentos roubados

Polícia investiga farmácias que estariam recebendo e revendendo produtos roubados de uma distribuidora no Maranhão. Foram cumpridos 11 mandados judiciais.

01/10/2025 às 09h14

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quarta-feira (01) duas pessoas no bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina, suspeitos de participarem de um esquema de venda de medicamentos roubados em farmácias da capital. Foram detidos temporariamente um representante comercial e o proprietário de uma farmácia. A polícia também cumpriu mandados de busca e apreensão em uma farmácia no bairro Parque Piauí.

Farmácias são investigadas em Teresina por suspeita de vender medicamentos roubados - (O Dia) O Dia
Farmácias são investigadas em Teresina por suspeita de vender medicamentos roubados

Ao todo, foram expedidos pela Justiça cinco mandados de prisão e seis de busca e apreensão no âmbito da Operação Remédio Amargo, deflagrada pelo DRACO. A polícia investiga a venda de remédios e materiais de higiene roubados entre o Piauí e o Maranhão. Os produtos estariam sendo comercializados em drogarias da capital. 

De acordo com o delegado Laércio Evangelista, coordenador do DRACO, até o momento foram identificados pelo menos sete roubos de carga ocorridos próximos à cidade de Imperatriz. Os alvos eram caminhões de uma distribuidora de medicamentos e insumos hospitalares que entregaria os produtos em farmácias no Piauí e no Maranhão.

Farmácias são investigadas em Teresina por suspeita de vender medicamentos roubados - (O Dia) O Dia
Farmácias são investigadas em Teresina por suspeita de vender medicamentos roubados

“Eles atuavam sempre com o mesmo modus operandi, usando de violência, abordando estes veículos de carga que saíam de Imperatriz com destino ou a São Luís ou a Teresina. Roubavam principalmente ali no trecho da estrada próximo a Caxias. Estas farmácias de Teresina estariam recebendo esse material de origem ilícita pagando de 15% a 20% a menos que o valor de mercado. Os roubos geraram prejuízo de cerca de R$ 2 milhões para a distribuidora de medicamentos e para a empresa de transporte”, detalhou o delegado.

Delegado Laércio Evangelista, coordenador do DRACO - (O Dia) O Dia
Delegado Laércio Evangelista, coordenador do DRACO

Durante o cumprimento dos mandados, a polícia apreendeu duas armas de fogo. Questionado sobre a participação dos donos das farmácias no esquema, o delegado Laércio Evangelista disse apenas que ainda está investigando se eles agiam sabendo que os produtos eram roubados ou de também teriam sido vítimas.

A operação Remédio Amargo contou com o apoio da Gerência Estadual de Vigilância Sanitária do Piauí (Gevisa), que constatou que os lotes de produtos e medicamentos roubados eram os mesmos que estavam sendo vendidos nas farmácias investigadas. A Polícia Civil do Maranhão também deu apoio e ainda está fazendo buscas pelos demais alvos da operação, que se encontram foragidos.

A polícia não informou o nome da farmácia alvo dos mandados judiciais em Teresina, mas fotos feitas por populares mostram os policiais cumprindo diligências em um estabelecimento no bairro Parque Piauí. A reportagem tentou contato com o estabelecimento pelos telefones informados pelas redes sociais, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da SSP-PI