Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia de Finados: veja programação de missas em Teresina

Dia de Finados, celebrado neste domingo (2), é uma data em que as pessoas fazem orações e prestam homenagem aos entes queridos que partiram.

30/10/2025 às 10h56

30/10/2025 às 10h56

No dia 2 de novembro, a Igreja Católica celebra o Dia dos Fiéis Defuntos, conhecido popularmente como o Dia de Finados. A data é marcada por orações e pela recordação daqueles que já partiram, momento em que os cristãos são convidados a renovar a fé na vida eterna e a interceder pelos falecidos.

A tradição de rezar pelos mortos é antiga e tem suas origens nas primeiras comunidades cristãs. Desde o século II, os fiéis visitavam túmulos e faziam orações pelos entes queridos. Com o passar do tempo, essa prática se consolidou e, no século XI, o abade Santo Odilon, de Cluny, instituiu oficialmente o Dia de Finados, tornando-o parte do calendário litúrgico da Igreja.

Dia de Finados: veja programação de missas em Teresina - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Dia de Finados: veja programação de missas em Teresina

O padre Robert Araújo, assessor eclesiástico de comunicação da Arquidiocese de Teresina, explica que a celebração convida à reflexão sobre o sentido mais profundo da existência humana. “A Igreja celebra esta data em atenção ao mistério da existência humana, desde o seu princípio até o seu fim neste mundo. Porém, trata-se de uma celebração revestida da novidade anunciada por Jesus Cristo: ‘Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive em mim, não morrerá eternamente’ (Jo 11,25-26)”, explicou.

Segundo o sacerdote, o Dia de Finados é, acima de tudo, um convite à esperança. “Essa realidade aponta para a esperança cristã, de que ao terminar nossos dias neste mundo, seremos imersos na vida eterna, que Jesus nos prometeu por herança”, enfatizou.

Padre Robert também recorda o ensinamento da Igreja de que todos os cristãos fazem parte de um mesmo corpo espiritual. “Não podemos esquecer que fazemos parte do corpo místico de Cristo, que é a Igreja, como recorda São Paulo (1 Coríntios, 12). O Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Lumen Gentium, nos ensina que a Igreja é peregrina, triunfante no céu e padecente nesse processo de purificação. Porque formamos um único corpo, podemos ir em socorro dos irmãos e irmãs já falecidos, bem como contar com a intercessão dos santos”, concluiu.

Entre os dias 1º e 8 de novembro, a Igreja concede Indulgência Plenária aos fiéis que visitarem os cemitérios e rezarem pelos falecidos, desde que cumpram as condições de confissão, comunhão e oração nas intenções do Santo Padre. O sacerdote reforça que, diante da dor da perda, o cristão deve conservar a esperança. “Citando o Papa Francisco, diante da morte, dolorosa separação que nos obriga a deixar os nossos entes queridos, o luto deve ser vivido à luz da esperança cristã. Somente assim, o que é trevas poderá dar lugar à luz; o que é tristeza, poderá dar lugar à alegria”.

O Dia de Finados é também um momento de contemplação sobre a própria vida e a passagem do tempo. “Do pó viemos e ao pó voltaremos. A morte não deve nos amedrontar, mas nos fazer refletir sobre a brevidade da vida e a urgência em amar, tal como Jesus nos pediu: ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’ (Jo 15,12). O bem que devemos fazer não pode ficar para depois, para que, quando chegar a nossa hora, possamos receber como herança o reino do Senhor”, finalizou padre Robert.

Programação terá missas em todas os cemitérios de Teresina

As celebrações acontecem em diferentes horários e regiões da capital, oferecendo aos fiéis a oportunidade de participar das missas e momentos de oração durante todo o dia. A Arquidiocese de Teresina convida a população a levar flores e acender velas em memória dos seus familiares e amigos falecidos.

A Arquidiocese reforça que o Dia de Finados é um momento de fé, reflexão e saudade, no qual os cristãos recordam a esperança na vida eterna e rezam por aqueles que já partiram. Uma das missas mais esperadas será celebrada pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, no Cemitério Dom Bosco, no bairro Vermelha, às 6h30. Confira abaixo a programação completa das missas do Dia de Finados nos cemitérios de Teresina:

Zona Sul

• Cemitério Dom Bosco (Vermelha): 6h30 (presidida por Dom Juarez Marques) / 16h30

• Cemitério Areias (Parque Piauí): 7h

• Cemitério Santa Cruz (Promorar): não haverá missa

Zona Leste

• Cemitério São Judas Tadeu (São Cristóvão): 7h / 9h / 15h / 17h

• Cemitério Santa Mônica (Pedra Mole): 7h / 17h

Zona Norte

• Cemitério São José (Matinha): 9h

• Cemitério Santo Antônio (Buenos Aires): 6h / 17h

• Cemitério do Poty Velho: 6h

• Cemitério Santa Maria da Codipi: 17h

• Cemitério São João Batista (Santa Maria das Vassouras): 7h

Zona Sudeste

• Cemitério Renascença I: 7h / 9h / 17h

• Cemitério Jardim da Ressurreição (Gurupi): 7h / 10h45 / 11h30

• Cemitério Recanto da Saudade (BR–343 / Gurupi): 10h45 / 16h30


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.