Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Defesa de Dr. Pessoa ignora prazo e não busca cópia de processo que pode o deixar inelegível, diz Joaquim do Arroz

Comissão de Finanças confirma que contas de 2022 serão concluídas sem manifestação do ex-prefeito

12/09/2025 às 15h10

O processo de julgamento das contas da gestão do Dr. Pessoa (PRD) deve ter início na próxima terça-feira (16) na Câmara Municipal. O presidente da Comissão de Finanças, Joaquim do Arroz (PT), informou ao Portal O Dia que todas as chances de defesa do ex-prefeito se esgotaram, e sua inelegibilidade só deixaria de existir se o plenário não aceitar o relatório feito pela comissão.

Joaquim do Arroz informou que todos os processos estão seguindo a revelia.  - (Sthefany Cavalcante / O DIA) Sthefany Cavalcante / O DIA
Joaquim do Arroz informou que todos os processos estão seguindo a revelia.

O parlamentar disse que o processo tem seguido os trâmites normais, com muita responsabilidade, tendo sido dado o amplo direito ao contraditório, o que não foi usado pelo ex-prefeito, que não apresentou nenhuma defesa.

“A assessoria jurídica dele, não está usando da prerrogativa do direito de contraditório, deixando os processos todos correr à revelia e a gente tem que colocar a coisa para andar. Então já está 2021 concluído, 2023 concluído e agora vamos concluir 2022“.

Joaquim do Arroz informou que a de 2022 ainda não foi analisada por um atraso, em que foi dado um novo prazo de defesa ao prefeito, mas venceu na terça-feira (9) sem nenhuma resposta do gestor.

“Ontem eu ainda recebi um telefonema do ministro João Henrique pedindo uma cópia do processo, eu mandei disponibilizar, mas o advogado não foi lá buscar a cópia, então a gente não pode fazer nada”, disse.

Se a Casa mantiver o parecer do TCE e o relatório da Comissão, que rejeitam as contas do Dr. Pessoa, ele será incluído na lista de gestores inelegíveis, podendo concorrer a novas eleições somente em 2032. A Lei da Ficha Limpa prevê inelegibilidade por oito anos a partir do cometimento da irregularidade.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.