A água é o elemento fundamental para a vida, pois ela tem diversas funções no nosso organismo, dentre elas a hidratação como a principal. Sem água, diversos órgãos acabam sendo sobrecarregados. O coração irá trabalhar mais para bombear o sangue, devido a sua espessura. A função renal também pode ser comprometida, ocasionando pedras nos rins ou infecção renal. E para quem é atleta, sobretudo quem pratica a corrida, a água é essencial, afinal, fazer atividade física é extremamente desgastante e exige cuidados.
LEIA TAMBÉM
A nutricionista Jordânia Aguiar explica que durante a realização de uma atividade física há uma perda excessiva de líquidos, especialmente pelo suor, fazendo com que o corredor perca também eletrólitos. A especialista reforça que a hidratação é o principal fator para que os atletas atinjam seus objetivos e resultados esperados.

“O ideal, para uma prova que não seja muito longa, é fazer a ingestão de pelo menos 500 ml de água de uma a duas horas antes da corrida. Se o tempo for superior a 60 minutos, essa hidratação precisa ser reposta com eletrólitos, como os isotônicos, para que esse atleta não sofra com a perda de sódio, não tenha fadiga antes do término da prova e não tenha cãibras”, comenta a nutricionista.
Se a prova ou treino tiver uma longa duração, como as maratonas, é fundamental inserir também o gel de carboidrato no decorrer do percurso. Assim, além dos eletrólitos repostos, através da hidratação com os isotônicos, esse atleta conseguirá ter energia para concluir o percurso.
Jordânia Aguiar enfatiza que a ingestão de água é extremamente importante, mas deve ser consumida de forma consciente e moderada, principalmente durante a realização da prova. Ingerir um grande volume de água pode causar desconfortos gastrointestinais no decorrer do percurso, como tontura ou fadiga, comprometendo o desempenho do atleta.
O interessante é que essa questão hídrica seja testada pelo atleta durante seus treinos semanais, para que ele entenda as necessidades do seu corpo e saiba como supri-las no decorrer do percurso. Desse modo, no dia da prova, não haverá uma sobrecarga dessa ingestão de água
Para provas de até 60 minutos, a orientação é fazer a ingestão de 100 ml de água a cada 20 minutos; se as provas são acima de 60 minutos, o atleta deve ingerir de 100 a 200 ml de água, a cada 20 minutos, acrescido com gel de carboidrato, que fará esse aporte calórico.
Se antes da corrida a ingestão de água é essencial, o pós-prova também não é diferente. A hidratação após a conclusão de uma prova tem um papel fundamental para evitar a fadiga corporal e ajudar na recuperação do corpo. A nutricionista explica que, com a competição, o atleta perde muita água e eletrólitos, fazendo com que o corpo fique em um estado de exaustão. Com o término da prova, é hora de recuperar essa perda, tanto de água como de proteína.
“O pós-corrida é para se cuidar, tanto na alimentação, com a ingestão de proteínas e carboidratos mais complexos, para dar energia por mais tempo, e a ingestão hídrica de, pelo menos, 500 ml de água, mas em pequenas quantidades, justamente para o corpo não estranhar e causar um desconforto intestinal, o que pode causar vômitos”, reforça Jordânia Aguiar.
Além da água, pode-se fazer a ingestão de mel, para que se tenha açúcar no sangue, de água de coco, rica em eletrólitos. As frutas com um maior volume de água também são excelentes opções, como a melancia, e frutas mais cítricas, como a laranja e o abacaxi. A banana, apesar de não ter uma abundância de água, é uma boa fonte de potássio.
Esse cuidado com a hidratação precisa ser mantido pelo atleta não somente após o término da prova, mas também ao longo do dia, com uma alimentação adequada, compostas por alimentos integrais, saladas folhosas, optar por vegetais crus, ao invés dos cozidos, e até barrinhas de cereais e um aporte proteico maior.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.