A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades nos contratos provisórios firmados pela Prefeitura de Teresina com empresas responsáveis pela limpeza pública deve apresentar seu relatório final na próxima quarta-feira (19). A previsão é do vereador Deolindo Moura (PT), relator da CPI.
Em entrevista ao PortalODia.com nesta segunda-feira (17), Deolindo afirmou que o documento está na fase final de elaboração e deve ser lido e votado ainda nesta semana. Segundo ele, o ponto central do relatório será a cobrança para que o município realize, de forma definitiva, a licitação do setor de limpeza pública.
LEIA TAMBÉM
- Teresina usará IA para detectar descarte ilegal de lixo; entenda
- CPI do Lixo é prorrogada por 60 dias na Câmara de Teresina para análise de documentos e conclusão do relatório
- Catadores poderão ser incluídos no sistema de coleta de lixo de Teresina
- Site mostra dias e horários da coleta de lixo em Teresina; veja como acessar
- Prefeitura lança telefone para denúncias de lixo e amplia fiscalização com câmeras
“Nós estamos caminhando para a finalização. Acho que não mais tardar na quarta-feira agora, ou na terça-feira da semana que vem, a gente deve apresentar o relatório. Nós tivemos ali uma fiscalização que foi feita na balança alguns dias atrás, e isso demorou um pouco, bem como também o foco da parte aqui da Câmara Municipal estava com a questão da CPI do déficit. Então, nesse sentido, nós vamos estar trabalhando para que gente esteja fazendo essa apresentação”, explicou o relator.
Questionado sobre a confirmação de irregularidades nas contratações emergenciais, Deolindo preferiu não antecipar conclusões.
“Vamos esperar o relatório que a gente vai fazer essa definição, mas o fato é que a comissão deve se organizar essa semana para até no mais tardar a gente apresenta esse relatório de forma mais transparente, clara e sem estar aqui fazendo prejulgamento de ninguém”, disse.
O vereador também comentou a necessidade de uma licitação definitiva para o setor, apontando o tema como um dos principais entraves.
“Tudo é uma questão de suposição, mas no que diz respeito à questão da definitiva, certamente esse é um grave problema e nós esperamos que isso se resolva o mais rápido possível”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.