Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CPI do Déficit: Comissão confirma indícios de irregularidades e prevê responsabilização de gestores

O Vereador Dudu afirmou que a Comissão encontrou elementos que apontam possíveis irregularidades nas contas da prefeitura.

10/11/2025 às 15h19

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades nas contas públicas da Prefeitura de Teresina deve apresentar o relatório final nos próximos dias. A informação foi confirmada ao O Dia nesta segunda-feira (10) pelo presidente da comissão, vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT).

CPI do Déficit encontra indícios de irregularidades nas contas da prefeitura.  - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
CPI do Déficit encontra indícios de irregularidades nas contas da prefeitura.

Em entrevista ao PortalODia.com, o vereador Dudu afirmou que a comissão identificou elementos que apontam para possíveis irregularidades nas contas municipais.

“Aquilo que o prefeito chamou de rombo, que são as dívidas de longo prazo, os empréstimos, nós encontramos indícios de irregularidades. Esses indícios estão sendo apresentados pela CPI para que cheguem aos órgãos de controle externo. A Câmara é um órgão de fiscalização, mas precisamos do apoio de instâncias como o Tribunal de Contas do Estado, o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público Estadual e o Federal. Essa cooperação é essencial para que possamos entregar à sociedade um relatório que reflita, de fato, a realidade do chamado déficit”, explicou.

Instaurada na Câmara Municipal, a CPI foi aberta após declarações do prefeito Silvio Mendes (União Brasil) sobre a existência de um déficit orçamentário superior a R$ 3 bilhões, além de suspeitas de inconsistências em empréstimos e despesas de gestões anteriores.

Dudu também destacou que, ao contrário de outras CPIs instaladas no Legislativo municipal sem resultados práticos, esta deverá ter desdobramentos concretos.

“Quem me conhece sabe: da minha parte e da parte da Câmara, alguma coisa vai acontecer. Agora, os próximos passos não dependem mais de nós. A Câmara tem o poder de fiscalizar e propor, mas a abertura de processos criminais cabe a outros órgãos. Temos provas que demonstram indícios de irregularidades, e acredito que, com base nesse material, as instâncias de controle externo irão aprofundar as investigações”, declarou.

Questionado sobre a divulgação dos nomes dos possíveis responsáveis pelo déficit, o presidente da CPI garantiu transparência total e afirmou que todos os envolvidos serão citados no relatório.

“Nós não temos aqui o que esconder de ninguém. E aqui não é pré-julgamento. Eu estou dizendo que a CPI já tem elementos suficientes para dizer que há indício de irregularidades. Ponto. Agora, como é que se aprofunda isso? Se eu aponto aqui, nós vamos apontar pontos importantes da CPI que dizem respeito à execução desses empréstimos, onde se aponta indício de irregularidade. Vai caber os outros órgãos ir mais à frente. Mas nós vamos fazer o nosso papel”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.