Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Coleta de lixo: trabalhadores da limpeza iniciam greve nesta quarta-feira (17)

Cerca de 250 profissionais não receberam o pagamento do vale-alimentação e das horas extras.

17/12/2025 às 08h31

Os trabalhadores da limpeza de Teresina iniciaram, na manhã desta quarta-feira (17), greve por tempo indeterminado. Segundo Jônatas Miranda, presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), cerca de 250 profissionais não receberam o pagamento do vale-alimentação e das horas extras. Os trabalhadores se reúnem em frente à empresa, na zona Sul de Teresina.

A greve iniciou por volta das 5h e não há previsão para encerrar. Conforme Jônatas Miranda, informou, os atrasos têm sido recorrentes. “Esse é o terceiro mês consecutivo que está atrasando. Agora em dezembro não recebemos o vale-alimentação e nem as horas extras referentes a novembro”, contou.

Coleta de lixo: trabalhadores da limpeza iniciam greve nesta quarta-feira (17) - (Reprodução) Reprodução
Coleta de lixo: trabalhadores da limpeza iniciam greve nesta quarta-feira (17)

De acordo com o presidente do Seeacep, a Prefeitura de Teresina, por meio da Eturb (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano) teria informado que está em dia com os pagamentos. Entretanto, até o momento, os valores não foram repassados aos trabalhadores.

Com a greve dos trabalhadores, diversos bairros da zona Sul e Sudeste de Teresina estão com os serviços de limpeza suspensos.

Na segunda-feira (15), os trabalhadores da limpeza realizaram uma paralisação reivindicando o pagamento atrasado do vale-alimentação e das horas extras. A categoria deu um prazo de 48 horas para que a empresa realizasse o pagamento dos valores e, caso não acontecesse, seria feito um novo ato, culminando com a greve nesta quarta-feira.

Coleta de lixo: trabalhadores da limpeza iniciam greve nesta quarta-feira (17) - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Coleta de lixo: trabalhadores da limpeza iniciam greve nesta quarta-feira (17)

A equipe de reportagem do PortalODia.com entrou em contato com a empresa Ibero Lusitana, mas até o momento não obteve retorno. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Veja nota da Eturb na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A ETURB – Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano vem a público reafirmar que não existe qualquer débito da Prefeitura Municipal de Teresina com a empresa Ibero Lusitana, responsável pela coleta domiciliar nas zonas Sul e Sudeste da capital. Portanto, não procede qualquer justificativa financeira para a paralisação anunciada.

É inaceitável que a Ibero Lusitana deixe de repassar aos trabalhadores tíquetes e horas extras referentes aos serviços já realizados, prejudicando diretamente os profissionais e comprometendo a coleta domiciliar na cidade. Diante dessa postura, a ETURB informa que adotará todas as providências administrativas e legais cabíveis contra a empresa, com o objetivo de assegurar o cumprimento do contrato e garantir os direitos dos trabalhadores, além de proteger o interesse público.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.