Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cemitérios de Teresina ainda enfrentam falta de vagas

Atualmente, os únicos cemitérios com vagas disponíveis são o Camboa, no bairro Jacinta Andrade, zona Norte, e o Santa Mônica, no bairro Pedra Mole, zona Leste

02/11/2025 às 16h08

No Dia de Finados, celebrado nesse domingo (2), os cemitérios públicos de Teresina voltaram a receber grande movimentação de visitantes. Equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) realizaram os trabalhos de limpeza e manutenção para receber as pessoas no feriado.

Enquanto a cidade se preparava para o feriado, o problema da falta de vagas para novos sepultamentos continua sem solução. Um levantamento realizado pelo portalODia.com em abril deste ano revelou a superlotação dos cemitérios públicos da capital. Seis meses depois, o cenário permanece praticamente o mesmo. A maioria das unidades segue sem espaço para novos túmulos

Atualmente, apenas dois cemitérios contam com vagas disponíveis: o Camboa, localizado no bairro Jacinta Andrade, zona Norte, e o Santa Mônica, no bairro Pedra Mole, zona Leste. Nas demais regiões da cidade, os sepultamentos ocorrem exclusivamente por reabertura de jazigos familiares.

Cemitérios de Teresina ainda enfrentam falta de vagas - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Cemitérios de Teresina ainda enfrentam falta de vagas

Na zona Leste, a SDU informou que há três cemitérios públicos: São Judas Tadeu, Santa Mônica e Mirante dos Morros. Desses, apenas o Santa Mônica ainda possui vagas, em número limitado, destinadas a moradores da região.

Já na zona Norte, quatro cemitérios estão em funcionamento: Santo Antônio, no Buenos Aires; Poty, no Poti Velho; São João Batista, na Santa Maria das Vassouras; e Santa Maria da Codipi. Segundo a SDU Norte, o Cemitério do Camboa é o único com cerca de 5 mil vagas disponíveis para novos sepultamentos.

Na zona Sul, estão sob responsabilidade da SDU os cemitérios Santa Cruz, Areias e Cerâmica Cil. No Santa Cruz, apenas reaberturas são autorizadas. Já o Cemitério das Areias está impedido de receber novos corpos por recomendação do Ministério Público, que apontou risco de contaminação do lençol freático. O Cemitério do Cerâmica Cil possui vagas, mas ainda passa por processo de regularização.

“Estamos realizando um levantamento de túmulos não perpetuados há mais de cinco anos para, a partir desses dados, disponibilizar novos espaços. A previsão é concluir esse levantamento em janeiro de 2026”, informou a SDU Sul.

A superintendência também confirmou que existe um projeto em andamento para construção de um novo cemitério na região do Polo Industrial Sul, mas ainda sem previsão de execução.

Cemitérios de Teresina ainda enfrentam falta de vagas - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Cemitérios de Teresina ainda enfrentam falta de vagas

A SDU Sudeste foi procurada pela reportagem, mas não enviou retorno sobre o balanço atualizado dos cemitérios até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos.

A Prefeitura de Teresina segue realizando o recadastramento dos jazigos e a informatização dos registros dos cemitérios. O objetivo é organizar o controle e liberar novas vagas de forma mais eficiente.

Vereador propõe novo cemitério na zona Leste

O vereador Daniel Carvalho (MDB), protocolou um indicativo de lei na Câmara Municipal de Teresina, solicitando um estudo de viabilidade técnica para a implantação de um novo cemitério público na zona Leste da capital.

A demanda surgiu devido a falta de vagas nos cemitérios públicos de Teresina. Segundo ele, os cemitérios atualmente seguem com superlotação, e se faz necessário a abertura de novos espaços para atender a demanda crescente.

"Teresina há tempos necessita de mais espaços para receber novos corpos. É uma demanda que cresce e que precisa da atenção das autoridades responsáveis. Sabemos o quanto as famílias sofrem quando falece um ente querido, principalmente aqueles mais pobres, impossibilitados de arcarem com custos de funeral. É urgente que possamos buscar saídas para essa demanda", justificou o parlamentar.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Edição: Luiz Carlos de Oliveira