A Prefeitura de Teresina estuda desenvolver um processo de integração dos catadores de materiais recicláveis, que trabalham de forma avulsa pelas ruas e avenidas de Teresina, ao sistema formal de coleta e destinação de resíduos sólidos. A medida foi discutida nesta quarta-feira (01), durante reunião do prefeito de Teresina, Silvio Mendes, com uma comissão composta por catadores, na sede do Palácio da Cidade.
No projeto, a Prefeitura realizaria um cadastramento desses trabalhadores e da áres onde eles atuam. Como parte do plano, seria reativada a cooperativa de catadores da capital, como forma de organização dos trabalhadores, que teria como função atuar em parceria com o poder público e empresas privadas.
Além disso, a Prefeitura pretende por meio do projeto oferecer cursos profissionalizantes para os catadores, com o objetivo de capacitá-los e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho, promovendo mais dignidade e autonomia para esses trabalhadores.
Pelo projeto, os catadores que estejam atualmente sem fonte de renda receberão cestas básicas fornecidas pela Prefeitura, como forma de apoio emergencial durante o período de reestruturação da cooperativa e integração às novas frentes de trabalho.
Supermercados e outros estabelecimentos comerciais também devem se envolver na iniciativa, fortalecendo a logística de separação e reaproveitamento dos recicláveis.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.