Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Catadores poderão ser incluídos no sistema de coleta de lixo de Teresina

Medida foi discutida nesta quarta-feira (01), durante reunião da gestão municipal com uma comissão composta por catadores de lixo, na sede do Palácio da Cidade.

02/10/2025 às 08h46

A Prefeitura de Teresina estuda desenvolver um processo de integração dos catadores de materiais recicláveis, que trabalham de forma avulsa pelas ruas e avenidas de Teresina, ao sistema formal de coleta e destinação de resíduos sólidos. A medida foi discutida nesta quarta-feira (01), durante reunião do prefeito de Teresina, Silvio Mendes, com uma comissão composta por catadores, na sede do Palácio da Cidade.

Catadores poderão ser incluídos no sistema de coleta de lixo de Teresina - (Divulgação/Governo do Maranhão) Divulgação/Governo do Maranhão
Catadores poderão ser incluídos no sistema de coleta de lixo de Teresina

No projeto, a Prefeitura realizaria um cadastramento desses trabalhadores e da áres onde eles atuam. Como parte do plano, seria reativada a cooperativa de catadores da capital, como forma de organização dos trabalhadores, que teria como função atuar em parceria com o poder público e empresas privadas.

Além disso, a Prefeitura pretende por meio do projeto oferecer cursos profissionalizantes para os catadores, com o objetivo de capacitá-los e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho, promovendo mais dignidade e autonomia para esses trabalhadores.

Pelo projeto, os catadores que estejam atualmente sem fonte de renda receberão cestas básicas fornecidas pela Prefeitura, como forma de apoio emergencial durante o período de reestruturação da cooperativa e integração às novas frentes de trabalho.

Supermercados e outros estabelecimentos comerciais também devem se envolver na iniciativa, fortalecendo a logística de separação e reaproveitamento dos recicláveis.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.