Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caso Tatiana Medeiros: vereador deve propor que pagamento de salário da parlamentar seja repassado ao TCE

A proposta é do vereador Pedro Alcântara, do Progressistas: “A população fica achando que somos corporativistas, pagando vereadores sem trabalhar”

09/12/2025 às 10h30

Afastada de suas funções, por decisão da Justiça, a vereadora Tatiana Medeiros (PSB), presa desde o dia 3 de abril no âmbito da Operação Escudo Eleitoral, continua recebendo salários mensais e até 13º salário. Diante disso, o vereador Pedro Alcântara (Progressistas), pretende propor à Câmara de Teresina que os pagamentos da vereadora sejam feitos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

Caso Tatiana Medeiros: Câmara vai propor que pagamento de salário da parlamentar seja repassado ao TCE - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Caso Tatiana Medeiros: Câmara vai propor que pagamento de salário da parlamentar seja repassado ao TCE

“Estou cansado de ouvir que a Câmara paga o salário da Tatiana, que os vereadores são corporativistas e devia não pagar. Quem mandou pagar a Tatiana foi o Tribunal de Contas. Foi feita uma consulta sobre o que fazer e o TCE disse para demitir todos os funcionários do gabinete dela, e todos foram demitidos. E disse mais, para tirar dela a verba indenizatória e as emendas, deixando apenas o salário, que é de R$ 25 mil. Com os descontos do Imposto de Renda e INSS, o vereador ‘mete no bolso’ R$ 18.160,00. Esse dinheiro é depositado na conta dela, por ordem do Tribunal”, explicou.

Ainda segundo Pedro Alcântara, a proposta é sugerir à Câmara que Casa deposite o valor do salário de Tatiana Medeiros na conta do Tribunal de Contas, para que o órgão faça o repasse. “A população fica achando que somos corporativistas, pagando vereadores sem trabalhar. Ela não está na sessão, mas não está comparecendo por ordem da Justiça”, ressaltou o vereador.

Alcântara comentou ainda que a Comissão de Ética chegou a se reuniu para definir que medidas deveriam ser adotadas, chegando a enviar ofícios ao Tribunal de Justiça e ao Tribunal Eleitoral. “Mandaram aguardar o julgamento, porque esta Casa cometeu dois erros no passado: cassou o mandato do Jesualdo Cavalcante e o do Djalma Filho. Posteriormente, Jesualdo foi anistiado, e Djalma foi absolvido pelo Tribunal de Justiça. Não podemos cometer o mesmo erro agora”, complementou.

Pedro Alcântara, vereador de Teresina - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Pedro Alcântara, vereador de Teresina

Em junho deste ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) emitiu parecer favorável à continuidade dos pagamentos de Tatiana Medeiros, mesmo com a vereadora afastada do cargo, que atualmente cumpre prisão domiciliar, após a defesa apresentar laudos que apontam quadro psiquiátrico grave, com risco de suicídio.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.