Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caso Alice Brasil: dois meses após morte de criança, polícia ainda não concluiu inquérito

Segundo advogada, relatórios da perícia já foram anexados ao processo, mas diligências solicitadas pelo Ministério Público ainda estão em andamento.

07/10/2025 às 13h55

No último dia 05 de outubro completou dois meses da morte da pequena Alice Brasil, criança de 4 anos que foi atingida por uma penteadeira dentro de uma escola particular em Teresina. Mais de 60 dias depois do ocorrido e da abertura de uma investigação, a Polícia Civil ainda não concluiu o inquérito. A informação foi confirmada ao Portalodia.com pela advogada da família de Alice, Arielly Pacífico.

O inquérito está sendo conduzido pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Teresina. A investigação tem o objetivo de apontar responsabilidades no caso. Alice foi atingida pela penteadeira dentro de uma sala de aula enquanto estava na companhia de demais colegas de turma e na presença de uma profissional cuidadora. Após o ocorrido, ela foi socorrida por professores e pela direção da escola, mas morreu a caminho do hospital.

Caso Alice Brasil: dois meses após morte de criança, polícia ainda não concluiu inquérito - (Reprodução) Reprodução
Caso Alice Brasil: dois meses após morte de criança, polícia ainda não concluiu inquérito

Pouco mais de 30 dias depois da morte de Alice Brasil, a Polícia Civil, por meio da DPCA, pediu a prorrogação do prazo para concluir o inquérito. Na ocasião, foi informado que a polícia ainda aguardava o resultado de exames periciais para concluir todas as etapas da investigação. Um mês depois do adiamento, novos relatórios foram incluídos nos autos do inquérito.

Ao Portalodia.com, a advogada Arielly Pacífico informou que a última movimentação do processo no sistema do Tribunal de Justiça ocorreu no dia 01 de outubro, quando o delegado anexou ao procedimento o resultado da perícia de imagem e o resultado da perícia de local. “Concomitante a isso, ele anexou diligências que teriam sido solicitadas por mim. Passo a citar as diligências, que foram as oitivas de duas pessoas que se encontravam na escola no dia e horário dos fatos”, explicou Arielly.

Ainda, segundo a advogada, na mesma oportunidade, o delegado da DPCA se manifestou nos autos, alegando que as diligências solicitadas pelo Ministério Público ainda estão em andamento.

A reportagem do Portalodia.com entrou em contato com a Polícia Civil para saber sobre o andamento da investigação e se há alguma previsão para conclusão do inquérito. Até o fechamento desta matéria estas informações não haviam sido prestadas. O espaço segue aberto para esclarecimento e manifestações futuras.

Caso é investigado pela DPCA de Teresina - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Caso é investigado pela DPCA de Teresina

Da morte dentro de uma escola a nome de lei

Alice Brasil se tornou um nome conhecido em Teresina por conta de um episódio trágico. A criança de quatro anos morreu após ser atingida por uma penteadeira que virou sobre ela dentro de uma sala numa escola particular na zona Leste. A situação causou comoção entre os teresinenses, pontuada principalmente pelo sofrimento e clamor dos pais de Alice por alguma resposta.

O nome de Alice Brasil passou a batizar dois projetos de lei que tramitam nos Legislativos Municipal e Estadual. Ambos os textos criam medidas obrigatórias para as escolas no sentido de garantir mais segurança para seus alunos tais como a fixação de móveis e objetos pesados que possam pôr em risco a integridade física das crianças.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.